Atividade de português, focada nos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre adjetivos. Que tal analisar os termos que caracterizam os seres no texto Regência de semáforos? Então, responda às questões propostas a seguir! Em “No trânsito, paramos, todos os dias, em sinal vermelho, seguimos no verde e ficamos atentos no amarelo.”, qual cor desempenha a função de adjetivo? Vamos ao desafio?
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de português em:
- Word: Atividade de português: Adjetivos – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Adjetivos – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Adjetivos – 7º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Regência de semáforos
No trânsito, paramos, todos os dias, em sinal vermelho, seguimos no verde e ficamos atentos no amarelo. Nas grandes cidades, isso é bem comum e corriqueiro, né?! Saiba, porém, que, por trás da “sinfonia” dos semáforos, existem mecanismos muito bem planejados, justamente, para que haja sincronismo, com o objetivo de melhorar o já caótico tráfego. Não é nada simples saber, direitinho, quanto tempo cada luz ficará acesa. Inicialmente, os técnicos realizam um estudo, com base no fluxo de carros por cruzamentos, para descobrir o tempo ideal de abertura ou fechamento. Isso tudo, claro, sincronizado com outros sinais, por meio de um sistema bem legal. A partir daí, é necessário programar cada semáforo, para determinar, dentro do ciclo completo (vermelho, verde e amarelo), quando tempo ele se manterá em cada cor. […]
Téo Scalioni. Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA”. 2018, p.12. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O vocábulo destacado desempenha a função de adjetivo no trecho:
( ) “[…] paramos, todos os dias, em sinal vermelho […]”
( ) “[…] seguimos no verde […]”
( ) “[…] e ficamos atentos no amarelo.”
Questão 2 – Em “Nas grandes cidades, isso é bem comum e corriqueiro, né?!”, o termo “bem”:
( ) explica o sentido dos adjetivos “comum” e “corriqueiro”.
( ) intensifica o sentido dos adjetivos “comum” e “corriqueiro”.
( ) complementa o sentido dos adjetivos “comum” e “corriqueiro”.
Questão 3 – No segmento “[…] com o objetivo de melhorar o já caótico tráfego.”, o adjetivo grifado poderia ser substituído por:
( ) “intenso”.
( ) “barulhento”.
( ) “desordenado”.
Questão 4 – Sublinhe o adjetivo presente nesta passagem do texto:
“Não é nada simples saber, direitinho, quanto tempo […]”
Questão 5 – O adjetivo “ideal” caracteriza o substantivo:
( ) “tempo”.
( ) “abertura”.
( ) “fechamento”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.