Atividade de português: Acentuação – 9º ano

    Atividade de português, focada nos alunos do nono ano do ensino fundamental, sobre acentuação. Que tal analisar as palavras acentuadas no texto? Para isso, responda às questões propostas com base no texto Sal nas alturas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Sal nas alturas

    O Salar de Uyuni faz parte do Altiplano da Bolívia, uma região que fica a cerca de quatro mil metros de altitude e foi formada durante o levantamento da Cordilheira dos Andes. No passado, há aproximadamente 40 mil anos, havia no local um imenso lago pré-histórico, chamado Lago Michin, que após um longo período de transformações e secagem deu origem ao salar.

    No meio do salar, encontramos algumas ilhas, que são pontas de vulcões antigos que ficaram submersos na era pré-histórica. A maior delas é Ilha Incahuasi, palavra que significa “casa do rei” na língua quetchua, falada pelos índios bolivianos. Lá, há cactos gigantes que podem chegar a 10 metros de altura. Como esses cactos crescem cerca de um centímetro por ano, isso significa que alguns deles _________ mais de mil anos!

Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 277.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Acentua-se a palavra “Bolívia” porque ela é:

(     ) proparoxítona.

(     ) oxítona terminada em “a”.

(     ) paroxítona terminada em ditongo.

 

Questão 2 – Pode-se afirmar que:

(     ) a palavra “língua” segue a acentuação de “Bolívia”.

(     ) a palavra “índios” segue a acentuação de “Bolívia”.

(     ) a palavra “língua” e a palavra “índios” seguem a acentuação de “Bolívia”.

 

Questão 3 – No segmento abaixo, há um vocábulo oxítono acentuado. Sublinhe-o:

“[…] Lago Michin, que após um longo período de transformações e secagem deu origem ao salar.”

 

Questão 4 – O texto contém dois monossílabos acentuados pela mesma razão. Identifique esses monossílabos. Em seguida, informe a razão da acentuação:

 

Questão 5 – Por que a palavra “centímetro”, usada no final no texto, é acentuada?

 

Questão 6 – Complete o espaço com “tem” ou “têm”:

“[…] isso significa que alguns deles _________ mais de mil anos!”

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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