Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre acentuação. Vamos analisar os vocábulos acentuados no texto Solo engolidor de água? Para tanto, responda às questões propostas! BNCC 8º ano: EF08LP02 e EF08LP06.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Solo engolidor de água
Nos dias chuvosos, não tem jeito. Você sempre pode topar com uma poça d’água pelo caminho. Mas, repare bem, fora do asfalto alguns tipos de solo absorvem mais água, enquanto outros a acumulam. Sabe por que isso acontece? Por causa da permeabilidade dos solos, quer dizer, da capacidade que eles _______ de permitir o escoamento da água. Esse fenômeno depende das partículas que compõem os vários tipos de solo. Nos mais permeáveis, a água flui; nos menos permeáveis, ela fica retida. […]
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_217.pdf>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Acentua-se o vocábulo “água” porque ele é:
( ) oxítono terminado em “a”.
( ) monossílabo tônico terminado em “a”.
( ) paroxítono terminado em ditongo crescente.
Questão 2 – Complete o espaço com “tem” ou “têm”:
“[…] quer dizer, da capacidade que eles de permitir o escoamento da água.”
Questão 3 – Justifique a resposta dada na questão anterior:
Questão 4 – Há um vocábulo oxítono acentuado no trecho:
( ) “Você sempre pode topar […]”
( ) “[…] os vários tipos de solo.”
( ) “Nos mais permeáveis […]”
Questão 5 – Por que o vocábulo oxítono, empregado no trecho assinalado acima, é acentuado?
Questão 6 – Releia:
“Esse fenômeno depende das partículas […]”
Informe a regra que rege a acentuação desses vocábulos:
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.