Atividade de português: Acentuação – 8º ano.

    Atividade de português, dirigida aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, explora a acentuação. Que tal analisar as palavras acentuadas no texto sobre o Pantanal? Então, responda às questões propostas! Além de aprender mais sobre a acentuação, você vai conhecer melhor esse bioma!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Bioma Pantanal

    Quem não conhece muito sobre esse bioma, pode pensar que se trata de uma região pantanosa, repleta de brejos. Tudo bem, os terrenos alagados são muito comuns no pantanal. Mas lá não existem somente brejos e pântanos. 

    O pantanal ocupa a parte sul do estado do Mato Grosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul. Essas são as regiões brasileiras do bioma, que somam cerca de 137 mil km2. Além da fronteira, ele continua pelo norte do Paraguai e o leste da Bolívia.

    Localizado próximo à Amazônia e ao cerrado, o pantanal guarda espécies de fauna e de flora desses outros dois biomas, além de apresentar espécies endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas naquela área geográfica, nativas da região. 

Denise Moraes. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Mas lá não existem somente brejos e pântanos.”, o monossílabo tônico, acentuado porque terminado em “a”, indica:

(     ) lugar

(     ) modo

(     ) tempo

 

Questão 2 – Por que os substantivos “Bolívia” e “Amazônia” são acentuados?

(     ) Porque são paroxítonos terminados em “a”.

(     ) Porque são paroxítonos terminados em ditongo.

(     ) Porque são proparoxítonos.

 

Questão 3 – O vocábulo paroxítono “endêmicas” desempenha a função de:

(     ) explicar o substantivo “espécies”.

(     ) caracterizar o substantivo “espécies”.

(     ) complementar o substantivo “espécies”.

 

Questão 4 – Em “[…] naquela área geográfica […]”, a palavra proparoxítona sublinhada é:

(     ) um advérbio

(     ) um adjetivo

(     ) um substantivo

 

Questão 5 – No que se refere à acentuação, o termo grifado foi corretamente classificado em:

(     ) “Mas lá não existem somente brejos e pântanos.” (proparoxítono)

(     ) “Além da fronteira, ele continua pelo norte do Paraguai […]” (paroxítono)

(     ) “[…] que podem ser encontradas […]” (oxítono)

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: