Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre acentuação. Vamos analisar as palavras acentuadas no texto Você sabia que as garras dos caranguejos têm tamanhos diferentes? Para isso, responda às questões propostas!
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Leia:
Você sabia que as garras dos caranguejos têm tamanhos diferentes?
Na verdade, nem todo caranguejo é assim. Aqueles que apresentam garras de tamanhos diferentes são chamados heteroquelas. Já os caranguejos que têm garras similares são denominados homoquelas.
Dependendo da espécie com heteroquelia, a garra da direita ou da esquerda pode ser maior. A diferença de tamanho acontece por causa de uma herança genética, ou seja, o tamanho das garras é uma característica passada de pai para filho.
Repare que falamos de uma característica passada de pai para filho, e é isso mesmo: garra de tamanho diferente é algo que só ocorre nos machos. As fêmeas de qualquer espécie de caranguejo ________ sempre garras do mesmo tamanho, que são pequenas e usadas exclusivamente para se alimentar […]
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 223.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Grife a seguir a palavra oxítona acentuada:
“Você sabia que as garras dos caranguejos têm tamanhos diferentes?”
Questão 2 – Por que a oxítona grifada acima é acentuada?
Questão 3 – O vocábulo paroxítono “espécie” é acentuado porque:
( ) termina em “e”.
( ) termina em vogal.
( ) termina em ditongo.
Questão 4 – As palavras “genética” e “característica” são acentuadas pela mesma razão. Informe essa razão:
Questão 5 – Segundo a gramática, os monossílabos tônicos terminados em “a”, seguido ou não de “s”, devem ser acentuados. Localize no texto o vocábulo que segue essa regra:
Questão 6 – Complete o espaço com “tem” ou “têm”:
“As fêmeas de qualquer espécie de caranguejo ________ sempre garras do mesmo tamanho […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.