Atividade de português para alunos de oitavo do ensino fundamental. São dois fragmentos de texto com a conjunção MAS seguidos de algumas perguntas sobre a classe gramatical e os sentidos possíveis dessa palavra nas situações em que ocorrem. Quem sabe vale fazer como um trabalho avaliativo? Boa aula, mestre! 🙂 🙂 🙂
Baixe esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça download deste exercício de português em:
- Word: Atividade de Português: A conjunção MAS – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de Português: A conjunção MAS – 8º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Atividade de Português: A conjunção MAS – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia os dois trechos de texto abaixo e responda às questões propostas:
TEXTO 1
Como seres humanos imperfeitos, que tendem a perceber com mais facilidade os defeitos dos outros do que as nossas próprias deficiências, é normal que acabemos muitas vezes presos à inércia de uma sórdida e maledicente zona de conforto, que acaba comprometendo não apenas o nosso nível de produtividade, mas também a qualidade do nosso trabalho.
(Trecho de https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/como-alavancar-o-seu-nivel-de-produtividade/)
TEXTO 2
Todos temos tarefas prioritárias e obrigações secundárias. Evidentemente, enumerar as suas prioridades é uma necessidade, que irá ajudá-lo a concentrar-se nas tarefas que devem ser concluídas antes. Indubitavelmente, todas as nossas obrigações devem ser executadas, mas evite pular etapas que poderão ser enorme fonte de consternação posteriormente.
(Trecho de https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/inspiracao/como-alavancar-o-seu-nivel-de-produtividade/)
Questões
1) As palavras destacadas em ambos os textos, de acordo com as classes gramaticais, como são classificadas?
R:
2) Nas duas situações, essas palavras são utilizadas com o mesmo sentido? Explique.
R:
3) No texto 1, após a palavra mas, qual expressão verbal que não está escrita, porém pode ser subentendida?
R:
4) Quantas orações existem após a palavra mas no texto 2?
R:
5) Para que serve a utilização da palavra mas na construção de um texto?
R:
Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Além disso, é músico e jornalista. Atua em pré-vestibulares, pré-concursos, aulas particulares, elaboração de provas de concursos e é criador de conteúdo para o Portal www.acessaber.com.br.