Atividade de matemática: Números Multiplicativos – Música: Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo – 4º ou 5º ano

    Atividade de Matemática, sobre os números multiplicativos, voltada aos alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental. Análise e leitura da música: Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

  Numerais multiplicativos

 1.Calcule o dobro, o triplo,  quádruplo e o quíntuplo dos numerais abaixo:

a.123

 

 

b.232

 

 

c.165

 

 

d.286

 

 

e.418 

 

 

f.503

 

 

    2.Complete:

a.Uma dezena são  

b.Uma dúzia são   

c.Cinco centenas são  

d.Meia dúzia são

e.Meia centena são  

f.Uma centena é

g.Uma unidade de milhar é  

h.Três unidades de milhar  são 

 

    3.Pedro tem uma caixa com cinco chocolates e Carlos tem o dobro. Quantos bombons Carlos tem a mais que Pedro?

a.(   )5

b.(    )20

c.(    )15

d.(    )25

 

    4.Daniel tem uma caixa com 3 lápis de cor. Julia tem o dobro e Isabela tem o triplo. Quantos lápis Julia tem a mais que Daniel?

a.(    )3

b.(    )8

c.(    )10

d.(    )12

 

    E a Isabela tem quantos lápis ao todo?

a.(    )9

b.(    )10

c.(    )15

d.(    )25

 

    5.Imagine a situação:

  Marcela tem 3 canetas azuis. Kátia tem o dobro de canetas que Marcela possui. Carina tem o triplo de canetas que     Marcela, porém Bianca tem o quádruplo de canetas que Marcela tem e Bárbara tem o quíntuplo de canetas que    Marcela tem. Desta forma podemos calcular que:

    Assinale a alternativa que corresponde a quantidade exata de canetas que cada garota possui.

a.(    )Kátia tem 6 canetas, Carina tem 9 canetas, Bianca tem 12 canetas e Bárbara tem 15 canetas.

b.(    )Kátia tem 6 canetas, Carina tem 12 canetas, Bianca tem 15 canetas e Bárbara tem 25 canetas.

c.(    )Kátia tem 9 canetas, Carina tem 12 canetas, Bianca tem 15 canetas e Bárbara tem 18 canetas.

d.(     )Kátia tem 6 canetas, Carina tem 9 canetas, Bianca tem 15 canetas e Bárbara tem 25 canetas.

 

    6.Leia a canção:

    Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo

    2 é dobro de 1

    Dobro é a mesma coisa 2 x

    Dobro de 2…4

    Dobro de 3…6

    Tudo tem um dobro

    Depende do freguês

    É a nossa vez

    Dobro de 4 …8

   Agora é muito,antes era pouco                                    

    Dobro de 1…2

    Dobro de 3…6

    Tudo tem um dobro

    Depende do freguês

     Eu tinha 5 figurinhas agora eu tenho o dobro

    Ele tem 10

    Eu tenho o dobro da idade do meu irmão

    Ele tem metade

    Multiplica por dois

    E vê quanto dá depois

    Dobro de 10…20

    Dobro é tão fácil

    O negócio é o seguinte

    2 vezes a mesma coisa

    Dobro é o resultado

    De olho no espelho, pronto:

    Estou dobrado… 

    Canção do quadro”Dedolândia” do programa Castelo Rá-tim-bum. Departamento Juvenil TV Cultura

     Complete:

A)De acordo com a música podemos concluir que:

    O              de um número indica que certa quantidade foi multiplicada por 2.

 

B) Leia o verso seguinte e marque um (x) na alternativa correta:

    “…Ele tem 10

    Eu tenho o dobro da idade do meu irmão…”

    Quantos anos tem a pessoa que diz ter o dobro da idade do irmão que tem 10 anos?

    a.(    )15

    b.(    )20

    c.(    )23

   d.(    )12

 

C).E se o irmão do garoto de 10 anos tivesse o triplo da idade dele? Quantos anos esse irmão teria?

     a.(    )35

    b.(    )30

    c.(    )25

    d.(    )34

 

D) Na música há a seguinte afirmação”… Dobro de 10…20…”, mas quanto é o dobro de 20?

    a.(    )35

    b.(    )40

    c.(    )45

    d.(    )42

 

E)Analise o seguinte verso da música:”… Eu tinha 5 figurinhas agora eu tenho o dobro…” Qual é o dobro de 5?

    a.(    )15

    b.(    )25

   c.(    )20

    d.(    )10

 

F)E qual é o triplo de 5?

    a.(    )15

    b.(   )25

    c.(    )20

    d.(   )10

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
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