Atividade de interpretação de texto: João-de-barro engenheiro – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, que utiliza o texto João-de-barro engenheiro. Esta atividade é voltada a alunos do quinto ano do ensino fundamental.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo Word (que pode ser modificado), em PDF (pronto para imprimir) e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

JOÃO-DE-BARRO ENGENHEIRO

    Dona Graúna era a professora velha e boazinha que ensinava às avezinhas da floresta a ler, escrever e contar. Tinha os olhos pequenos e óculos enormes por cima do nariz e, quando se zangava, ficava de cara vermelha e agitava as asas.

    Acontece que, quase sempre, dona Graúna estava de cara vermelha e agitando as asas, porque todos os seus alunos eram levados da breca. Todos, não. Havia Joãozinho, um pássaro pardo e estudioso, que ficava quieto, prestando atenção à aula, enquanto os outros faziam estripulia.

    Dona Graúna elogiava: “Este Joãozinho vai longe… É aluno como os do meu tempo”. E aí ficava falando duas horas de como era no tempo dela.

    Enquanto os outros alunos pintavam os nomes nas paredes, saltitavam de carteira em carteira, cochichavam recados, sujavam os móveis e faziam artimanhas, o Joãozinho estudava.
    E, quando não estava na aula estudando, quase nunca acompanhava os colegas pelos passeios na floresta. Tinha uma mania esquisita e todos riam dele. Joãozinho gostava de ficar brincando com barro. Ia para a beira dos regatos e ficava amassando barro, bom o bico, fazendo coisas. Um dia, quando o Pintassilguinho o viu brincando, pôs-lhe um apelido gozado: João-de-Barro. Depois disto, todo o mundo na escola passou a chamá-lo assim. Mas Joãozinho não se importava com o apelido e, para dizer bem a verdade até gostava dele.

    Uma manhã, saiu de casa com aqueles planos todos e, escolhendo um jenipapeiro bem bonito, começou a trabalhar. Ia ao regato, amassava barro e o trazia no bico, até o galho escolhido, no pé de jenipapo. Seus antigos colegas, como sempre, passaram por ali e riam dele. Achavam muito engraçado aquelas paredes fracas que o Joãozinho estava erguendo, no alto da árvore.

    Mas, depois de um mês, ninguém mais ria. Até pelo contrário, todos tinham os olhos arregalados de espanto: Joãozinho havia construído, no alto da árvore, um palacete, com dois andares, portas e tudo. E havia se mudado de um feio ninho de capim – como os de todos os seus amigos – para aquela casinha linda!

    Ah! Aí é que foi. Nunca a passarela da floresta teve tanta inveja. Mas o que fazer? Nenhum dos outros passarinhos tinha sido bom estudante e nem tinha conhecimentos e técnica para fazer planos e projetar uma casinha daquelas. E tiveram mesmo de se contentar em continuar vivendo em ninhos de capim.

    Até hoje, só João mora em casa de barro sólida e bonita. E é o único pássaro arquiteto da natureza.

(Adaptado de André de Carvalho)

 

INTERPRETAÇÃO

1. Qual é o título do texto?

R.:

 

2. Quem é o autor do texto?

R.:

 

3.Qual é o tema?

R.:

 

4. O texto tem quantos parágrafos?

R.:

 

5.  Quem são os personagens que aparecem no texto?

R.:

 

6. Onde se passa a história?

R.:

 

7. Em sua opinião o que significa a expressão “levada da breca”?

R.:

 

8. Todos os alunos de Dona Graúna eram levados? Justifique sua resposta.

R.:

 

9. Quando os alunos faziam bagunça o que fazia a professora?

R.:

 

10. Qual apelido João ganhou e por quê?

R.:

 

11. O que aconteceu quando os outros pássaros viram a casa de João pronta?

R.:

 

12. Por que os outros pássaros não faziam casas como a de João?

R.:

 

13. Em sua opinião o que podemos aprender com essa história?

R.:

 

acessaber:
Veja também: