Atividade de História sobre a República romana, indicada a alunos do sexto ano do ensino fundamental.
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
República Romana
1.Com a queda dos reis etruscos o governo romano passou a ser uma res publica. O que isso significava?
I.significava que o Estado não pertencia mais ao rei e era considerado um bem público.
II.significava que o Estado pertencia ao rei porém, era considerado um bem público.
III. significava que o Estado não pertencia ao rei porém e era considerado um bem particular.
Assinale a alternativa correta:
a.( ) todas as alternativas estão corretas.
b.( ) apenas as alternativas I e III estão corretas.
c.( ) apenas a alternativa I está correta.
d.( ) apenas a alternativa II está correta.
2.Durante a república havia em Roma três tipos de assembleias que são elas:
a.( ) Assembleia por cúrias, Assembleia por centúrias, Assembleia da plebe.
b.( ) Assembleia porpúrias, Assembleia por centúrias, Assembleia da plebe.
c.( ) Assembleia por cúrias, Assembleia por cemptúrias, Assembleia da plebe.
d.( ) Assembleia por cúrias, Assembleia por centúrias, Assembleia da plebeturia.
3.Nessas assembleias as e os não tinham o direito de participar das decisões políticas de Roma.
a.( ) as crianças e os idosos.
b.( ) as mulheres e os idosos.
c.( ) as mulheres e os escravos.
d.( ) as crianças e os adolescentes.
4.Por que muitos plebeus ao voltarem da guerra se tornavam escravos?
5.Como era feita a divisão de espólio entre patrícios e plebeus após uma vitória romana?
6.Após os plebeus se rebelarem contra a situação de desigualdade em relação aos patrícios eles obtiveram muitas conquistas. Cite uma delas?
a.( ) o estabelecimento de leis escritas.
b.( ) o aumento de espólio.
c.( ) os melhores armamentos para irem a guerra.
d.( ) o aumento de salário
Por Rosiane Fernandes Silva