Atividade de história: O movimento abolicionista – 8º ano

    Atividade  de História, proposta a alunos do oitavo ano do ensino fundamental, com questões sobre o movimento abolicionista.

    Esta atividade de história está disponível para download em modelo editável do Word, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

O movimento abolicionista

1) O que foi a lei Eusébio de Queiroz?

R:


2) Leia o texto abaixo:

    Com a  escravidão abolida em todos os domínios ingleses a Inglaterra se transformou no maior oponente do tráfico internacional de escravos e a política inglesa de combate ao escravismo teve três explicações principais:

    I.A Revolução Industrial inglesa resultou no aumento extraordinário da produção de mercadorias. Com o fim do tráfico nas colônias, os recursos que eram aplicados na compra de escravos poderiam ser investidos na compra de produtos ingleses.

    II.Nos domínios ingleses no sul da África , a venda de escravos para os traficantes afetava as atividades econômicas locais que ficavam carentes de mão-de-obra.

    III.Nas Antilhas espanholas, o fim do tráfico obrigou os proprietários a empregar assalariados nos engenhos de açúcar. A consequência foi que o açúcar espanhol tornou-se mais  caro que o brasileiro, que continuou sendo produzido por escravos.

    Após a leitura do exposto acima, assinale a alternativa incorreta.

    Está incorreta:

a) (   )I,II

b) (   )II,III

c) (   )I

d) (   )III

 

3) Assinale a alternativa em que consiste nos passos da legislação abolicionista no Brasil:

   I. Lei Rio Branco( Lei do ventre livre)-1871-  declarava livre os filhos de mulher escrava nascidos a partir daquela data e as crianças livres ficariam com as mães até 8 anos de idade.

   II. Lei Saraiva- Cotegipe( Lei dos Sexagenários)- 1885 – libertava os escravos com mais de 60 anos, ficando os libertos obrigados, a titulo de indenização, a trabalhar para seus antigos donos por 10 anos.

   III. Lei Saraiva- Cotegipe( Lei dos Sexagenários)- 1885 – libertava os escravos com mais de 60 anos, ficando os libertos obrigados, a titulo de indenização, a trabalhar para seus antigos donos por 3 anos.

    IV. Lei Rio Preto( Lei do ventre livre)-1871- declarava livre os filhos de mulher escrava nascidos a partir daquela data e as crianças livres ficariam com as mães até 8 anos de idade.

Está correta:

a) (   )I,III

b) (   )II,III, IV

c) (   )I,III,IV

d) (   )III, IV

 

4) Quais efeitos econômicos ocorreram no  Brasil com o fim do tráfico negreiro?

R:

 

5) Comente o que aconteceu com os escravos após a abolição?

R:

 

 

Por Rosiane Fernandes Silva

Rosiane Fernandes:
Veja também: