Atividade de história: O governo Costa e Silva (1967-1969) – 9º ano

    Atividade de história, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o governo Costa e Silva (1967-1969).

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

O governo Costa e Silva (1967-1969)

    “Editado há 40 anos pelo General Costa e Silva, o AI-5, o principal símbolo da ditadura militar, é totalmente ignorado por 82% dos brasileiros a partir de 16 anos. E, dos 18% que ouviram falar algo sobre ele, apenas um terço (32%) respondeu corretamente que a sigla se referia ao Ato Institucional nº 5 (…) O conhecimento sobre o AI 5 cresce à medida que avança a escolaridade formal. Só 8% das pessoas com ensino fundamental ouviram falar do AI-5. A taxa sobe para 53% para quem tem nível superior, mas só 12% desse grupo se diz bem informado(…) Para o sociólogo Leôncio Martins Rodrigues, professor aposentado da USP e da Unicamp, ‘a variável decisiva é a escolaridade (…) Isso não é só no Brasil. Foi feita uma pesquisa com jovens da Alemanha, e a grande maioria nunca tinha ouvido falar de Hitler’ (…)”.

(PULS, Mauricio e PAIVA, Natália – “Oito a cada dez brasileiros nunca ouviram falar do AI-5”. Folha On Line, 13/12/2008).

 

Questões

1) Arthur da Costa e Silva foi referendado como presidente pelo Congresso em outubro de 1966. O novo presidente demitiu toda a equipe de governo de Castello Branco e nomeou militares para todos os ministérios, exceto para:
a) O da Saúde e da Educação
b) O da Fazenda e do Planejamento
c) O da Fazendo e da Cultura
d) O da Cultura e do Planejamento

 

2) Os acontecimentos mais notáveis da administração Costa e Silva foram o aumento do descontentamento da sociedade com a ditadura e a:
a) Organização da luta armada de esquerda contra o regime
b) Alta inflação
c) Falta de saneamento básico
d) Exclusão da parcela pobre da sociedade

 

3) Em abril de 1968, deflagrou-se uma greve de 1200 trabalhadores da siderúrgica Belgo-Mineira, em Contagem, Belo Horizonte. Em junho do mesmo ano, no centro do Rio de Janeiro, aconteceu a:
a) Greve geral dos siderúrgicos
b) Passeata dos trabalhadores
c) Passeata dos siderúrgicos
d) Passeata dos Cem Mil

 

4) O ano de 1968 no Brasil foi bastante intenso. Uma sucessão de acontecimentos sociopolíticos levou a imposição:
a) De uma nova Constituição
b) Do AI-5
c) De um novo regime
d) De uma nova política pública

 

5) Com o objetivo de mobilizar os estudantes contra a ditadura, os líderes da União Nacional dos Estudantes (UNE), desde 1964 na clandestinidade, planejaram:
a) Uma conferência nacional
b) Um congresso de estudantes
c) Um congresso da entidade
d) Uma conferência comunista

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: