Atividade de história, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o direito de ser indígena.
Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de história em:
- Word: Atividade de história: O direito de ser indígena – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Atividade de história: O direito de ser indígena – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Atividade de história: O direito de ser indígena – 4º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O direito de ser indígena
Eu vou falar agora, sou um chefe wayampí. É um chefe wayampí quem vai falar, eu vou falar agora. Essa é a terra dos nossos ancestrais.
Meus ancestrais ocuparam esta floresta há muito tempo. […] Nós ficamos por aqui, no lugar que transformamos em nossa floresta. Nós ocupamos toda a área. São muitos os parentes, eles se deslocam na área, procurando caça, depois voltam para a aldeia. E todos vêm moquear na aldeia. Por isso, os limites da área não podem ser pequenos. […]
Por isso, quando os garimpeiros cavam minha terra, ah!, eu não gosto.
[…] Eles poluem nossa água. Quando eles sujam nossa água é ruim.
Onde haverá água? Nós, wayampí, não bebemos água poluída. Nós a reconhecemos. A água está lamacenta, não presta. […]
Eles exterminam a caça em nossa terra. Eles matam tudo. […]
Nossa terra é valiosa, é cara. É muito valiosa nossa terra! Somente aqui existem rios e igarapés, existe floresta. É ruim acabaçar com a floresta. É somente aqui, em nossa terra, que sobraram árvores. Vocês desmataram.
Por que vocês limparam tudo? […]
Vocês estão me ouvindo? Estão me entendendo? Vocês ouviram minhas palavras. Sou eu quem está falando. Um chefe. Sou índio. Índio. Parem! Parem de roubar nossa terra! Sou chefe índio que fala para vocês. Eu sou diferente. Não sou o bicho. Sou um índio. Eu falei de minha terra. Não mexam em nossa terra. […]
Citado em: Gilberto Azanha e Virgínia M. Valadão. Senhores destas terras. Os povos indígenas no Brasil: da colônia aos nossos dias. São Paulo: Atual, 1991. P.62-66
Questões
1) Em que tipo de fonte para p estudo da História se baseia este texto?
R.
2) De que trata esse depoimento?
R.
3) Porque o chefe Waiwai pede que não invadam a terra de seu povo?
R.
4) Para garantir os direitos dos povos, após muitas lutas, reivindicações e discussões, foram elaborados documentos importantes. Qual é o nome da declaração composta por 30 artigos?
R.
5) Qual é o significado da frase: “O direito de ser indígena”? O que podemos fazer para garantir esse direito?
R.
Por Camila Farias.