Atividade de história: Modernismo – 8º ano

    Atividade de história, direcionada aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o modernismo.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Modernismo

1) A única alternativa que apresenta personalidades e/ou obras do movimento modernista é:
a) Anita Malfatti; Mário de Andrade; Memórias Póstumas de Brás Cubas
b) Monteiro Lobato; Oswald de Andrade; Abaporu
c) Di Cavalcanti; Heitor Villa-Lobos; Macunaíma
d) Menotti del Picchia; Euclides da Cunha; A Moreninha
e) Tarsila do Amaral; José de Alencar; Navio Negreiro

 

2) “Da libertação do nosso espírito, sairá a arte vitoriosa. E os primeiros anúncios da nossa esperança são os que oferecemos aqui à vossa curiosidade. São estas pinturas extravagantes, estas esculturas absurdas, esta música alucinada, esta poesia aérea e desarticulada. Maravilhosa aurora!”  Com essas palavras, o escritor Graça Aranha abriu as atividades da Semana de Arte Moderna, realizadas no Teatro Municipal de São Paulo, entre 13 e 17 de fevereiro de 1922. Um dos objetivos dos promotores desse evento era:
a) escandalizar a sociedade, considerada retrógrada, reunindo um conjunto de obras e artistas inovadores.
b) lançar as bases de uma produção artística em moldes acadêmicos, pois, no Brasil, se valorizava tradicionalmente a produção cultural popular.
c) tornar a arte e os produtos culturais mais próximos dos operários, com quem os artistas radicais se identificavam.
d) trazer ao País uma amostra das vanguardas europeias, mediante a apresentação de obras de artistas estrangeiros.

 

3) No mês de fevereiro de 1922, o imponente Teatro Municipal de São Paulo foi palco de um evento, que mudaria o caminho futuro das artes no Brasil. Sob vaias e assobios generalizados, um grupo de jovens artistas e intelectuais divulgou suas novas ideias. De que se tratava essas novas ideias?
a) Expansão do movimento simbolista no Brasil.
b) Promoção do parnasianismo no Brasil.
c) Reflexão sobre o romantismo no Brasil.
d) Inauguração do modernismo no Brasil.
e) Implantação do arcadismo no Brasil.

 

4) As mudanças nas concepções de mundo trouxeram perspectivas estéticas diferentes que fundamentaram as vanguardas modernistas. O Impressionismo foi importante na construção dessas concepções estéticas, pois:
( ) fortaleceu as tradições vindas da cultura clássica.
( ) incentivou a autonomia criativa do artista.
( ) contou, já no seu início, com um mercado de arte receptivo e economicamente favorável.
( ) tinha a participação de artistas defensores de uma representação geométrica do mundo.
( ) contribuiu com uma nova técnica para se trabalhar as formas e as cores.

 

5) Na década de 1920, as reações contra as estruturas oligárquicas da República Velha não se limitaram às revoltas político-militares. Assim sendo, seria CORRETO afirmar que:
a) A contestação desencadeou forte reação da classe burguesa, que liderou o movimento da Reforma do Sistema Cultural e Artístico.
b) A contestação alcançou o movimento liderado por estudantes, tendo como palco o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1922.
c) A contestação despertou na população camponesa a revolta contra os festivais desencadeados pela burguesia da Semana de Arte Moderna.
d) A contestação atingiu também o campo cultural, manifestando-se no chamado movimento modernista, que teve o seu marco inicial na Semana de Arte Moderna.
e) A contestação revolucionou e influenciou exclusivamente as políticas do Estado, refletido no Brasil pela violenta queda dos preços do café

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
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