Atividade de história: Feudalismo – 9º ano

    Atividade de história, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o feudalismo.

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Feudalismo

1) Com relação aos conceitos de escravidão e de servidão, é correto afirmar:
I. São sinônimos e expressam a submissão completa de um indivíduo a outro.
II. A escravidão causa a transformação do indivíduo em bem, o que quer dizer que ela pode ser vendida, comprada, alugada etc. Isso já não ocorre com o servo.
III. A servidão existiu em toda a Europa durante o período medieval e, na Europa Oriental e na Rússia, sobreviveu até meados do século XIX.

a) apenas I está correta.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas II e III estão corretas.
d) apenas III está correta.
e) apenas II está correta.

 

2) “O próprio Deus quis que entre os homens alguns fossem senhores e outros servos, de modo que os senhores veneram e amam a Deus, e que os servos amam e veneram o seu senhor, seguindo a palavra do apóstolo; servos, obedecei vossos senhores temporais com temor e apreensão; senhores, tratai vossos servos de acordo com a justiça e a equidade.”

(Marvin Perry. Civilização Ocidental: Uma História Concisa)

 

De acordo com a leitura do texto e seus conhecimentos, assinale a afirmativa correta a respeito da ordem social feudal, o clero:
a) defendia uma sociedade dinâmica e questionadora;
b) asseguravam que os direitos e deveres dos indivíduos eram para todos, sem exceção;
c) repelia a opinião de que a vontade de Deus tivesse qualquer relação com a posição social;
d) entendia que a sociedade funcionava bem quando todos aceitavam sua condição e desempenhavam o papel atribuído e cada um;
e) era o grande interessado em debater a composição social injusta do feudalismo.

 

3) Na Europa ocidental, a economia no decorrer do intervalo entre a crise do escravismo, e a solidificação do feudalismo foi marcada pela:
a) depressão, que alcançou todos os setores, acarretando escassez duradoura e fomes intermitentes.
b) expansão, que ficou voltada à agricultura, devido à queda no comércio.
c) estagnação, deixando livre disso apenas a agricultura.
d) prosperidade, apenas nos setores de comércio e artesanato.
e) continuidade, preservando antigos sistemas de produção.

 

4) No quesito social e cultural, como a sociedade feudal clássica se caracterizou:
a) pelos senhores, que defendiam e sustentavam seus escravos.
b) pela postura dominantemente laica e humanizada com relação a vida e o mundo.
c) pelas relações independentes, causadas pelo desenvolvimento urbano e comercial.
d) pelo sentimento de hesitação e pessimismo perante as invasões e epidemias.
e) pela postura moderna gerada pelas descobertas tecnológicas.

 

5) O feudalismo resultou em transformações profundas na sociedade europeia, passando a ter como características básicas:
a) Economia pecuária, centralização política e trabalho escravo.
b) Economia desenvolvida, descentralização política e escravidão.
c) Produção direcionada para o consumo, fragmentação político-jurídica e predomínio da servidão.
d) Agricultura voltada ao mercado, supremacia do poder local e relações servis de produção.
e) Produção agrícola, poder absoluto e escravismo.

 

6) Sobre o feudalismo na Europa Ocidental, indique a alternativa incorreta.
a) Forma e organização política, social, econômica e cultural baseada na exploração agrária envolvendo, basicamente, a nobreza e a população camponesa.
b) Culturalmente, a Europa Ocidental encontrava na religião católica um ponto comum de referência e orientação.
c) Foi no período do Império Carolíngio que se consolidou o modelo do estado absolutista.
d) Entre os séculos XI, XII e XIII a economia europeia adquiriu um ritmo acelerado de mudanças, com o aumento da produção agrária.
e) A servidão foi uma das principais formas de organização do trabalho do camponês dentro das propriedades feudais.

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
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