Início Série7º ano Atividade de história: Escravidão e resistência – 7º ano

Atividade de história: Escravidão e resistência – 7º ano

por Equipe acessaber

    Atividade de história, direcionada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre escravidão e resistência.

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Escravidão e resistência

1) É correto afirmar que, no Brasil Colônia, a escravização de africanos e afrodescendentes
a) eliminou a escravização de indígenas, que contavam com a proteção da Igreja Católica e dos responsáveis pela administração colonial.
b) foi utilizada apenas nas lavouras de açúcar e café, pois os africanos escravizados não se adaptavam ao trabalho nas minas.
c) permitiu rápida integração racial, mas agravou o preconceito contra os indígenas, considerados inábeis para as atividades agrícolas.
d) teve implicações que ultrapassaram a esfera econômica, sendo decisiva para a constituição de uma sociedade rigidamente hierarquizada.
e) representou fonte de mão de obra principalmente para a pecuária desenvolvida no Sul e no Centro-Oeste do território brasileiro.

 

2) A utilização da escravidão negra no processo de colonização do Brasil deveu-se:
a) À disposição de parte da população africana em emigrar para o Brasil.
b) à inclinação dos portugueses à miscigenação racial.
c) Ao emprego dos jesuítas em impedir a utilização do trabalho do indígena.
d) Aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro.

 

3) Atente para as afirmações abaixo acerca da utilização da mão de obra indígena nos engenhos de açúcar no período colonial brasileiro.
I. Os indígenas aceitaram mais facilmente o trabalho escravo e se acostumaram à vida com seus senhores, ao contrário dos africanos que sempre resistiram.
II. Os jesuítas empreenderam uma intensa campanha contra a escravização dos indígenas, razão pela qual vieram para o Brasil no início da colonização.
III. As dificuldades de escravização dos indígenas e os lucros do tráfico negreiro levaram os portugueses a optar pela mão de obra africana.
Está correto o que se afirma somente em
a) I e II.
b) II.
c) II e III.
d) III.

 

4) Assinale a única alternativa que contém corretamente três características daquilo que podemos considerar como as bases de sustentação e funcionamento da colonização portuguesa na América:
a) Monopólio, liberdade de culto, grande propriedade com monocultura exportadora.
b) Clara separação entre público e privado, monopólio, tráfico negreiro e escravidão.
c) Subordinação da Igreja ao Estado, diversificação na produção agrícola, monopólio.
d) Monocultura exportadora, tráfico de escravos, autonomia política da colônia.
e) Monopólio, tráfico negreiro e escravidão, grande propriedade com monocultura exportadora.

 

5) No período chamado colonial, na América Portuguesa, houve predominância do uso de trabalho escravo. Entre os escravos, havia uma série de distinções relativas ao tipo e ao local de trabalho que exerciam. Outras distinções diziam respeito à etnia, à cor da pele ou à permanência do escravo no país. Por exemplo, chamava-se de “crioulo” o escravo nascido no Brasil. Marque a alternativa que apresenta a forma como eram chamados os cativos africanos recém-chegados à América Portuguesa.
a) ladinos
b) boçais
c) mulatos
d) broncos

 

 

Por Camila Farias.

Deixe um Comentário