Atividade de história: A Revolução Gloriosa – 9º ano

    Atividade de história, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a Revolução Gloriosa.

    Você pode baixar esta tarefa de história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

A Revolução Gloriosa

    “Satisfeitos com a política de Carlos II contra a Holanda, os capitalistas ingleses não se sentiam entretanto contentes com a sua atitude, e ainda menos com a de Jaime II, em relação à França, que se transformara na mais temível concorrente da Inglaterra no comércio e as colônias. (…) A luta econômica contra a França, a luta por uma religião mais adaptada ao espírito capitalista, provocaram a revolução de 1688.”

MOUSNIER, R. História Geral das Civilizações. Os séculos XVI e XVII. São Paulo: Difel, 1973. v. 9, p. 324.

 

Questões

1) Como foi o processo de restauração da dinastia Stuart que ocorreu após o afastamento de Richard Cromwell, em 1660?
R.

 

2) Nesse contexto, como os laços de Portugal e da Inglaterra se estreitaram?
R.

 

3) Em 1679, com a criação do Ato de Exclusão, a crise no reinado de Carlos II se agravou. O que manifestava esse Ato de Exclusão?
R.

 

4) Em 1685 morreu Caros II e seu irmão Jaime II assumiu a Coroa. A crise foi superada? Justifique.
R.

 

5) De que maneira os parlamentares articularam um golpe político?
R.

 

6) Guilherme de Orange, por meio de um golpe incruento, promoveu a Revolução Gloriosa e assumiu o trono inglês como Guilherme III. Em 1989 assinou o Bill of Rigths, a Declaração de Direitos. O que foi implantado com essa declaração?
R.

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: