Atividade de história: A Guerra Civil Espanhola – 9º ano

    Atividade de história, direcionada aos alunos do nono ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre a Guerra Civil Espanhola.

    Você pode baixar esta tarefa história em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de história em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

A Guerra Civil Espanhola

    As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola.
Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.

SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

 

Questões

1) A Espanha era uma monarquia até 1931, quando o rei Afonso XIII abdicou, instaurando-se a Segunda República, com a formação de um governo provisório e a convocação das cortes para a elaboração de uma nova Constituição. Aprovada em dezembro de 1931, o que ela permitia?
R.

 

2) A esquerda espanhola estava fragmentada em vários grupos. Em janeiro de 1936, formou-se a Frente Popular, buscando o que?
R.

 

3) Por que a Guerra Civil Espanhola pode ser vista como a antessala da Segunda Guerra Mundial?
R.

 

4) Em julho de 1936, eclodiu no Marrocos uma revolta militar liderada pelo general Francisco Franco, autodeclarada nacionalista e com o propósito de lutar contra o governo republicano (eleito regularmente). Quais foram os principais mecanismos de ação usados pelas forças de direita?
R.

 

5) Os escassos recursos militares e a falta de um apoio mais consistente da URSS fizeram com que acontecesse o que com as forças republicanas?
R.

 

 

Por Camila Farias.

camila pereira de farias:
Veja também: