Atividade de ciências: A atmosfera – 5º ano

   Atividade de ciências para alunos do quinto ano, esta atividade aborda o tema a atmosfera, os gazes que a compõem, raios UV e a camada de ozônio.

   Faça o download desta atividade em Word (modelo que pode ser modificado), em PDF (atividade pronta para impressão) e a atividade com as respostas.

 

   Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

 

Atmosfera

   Atmosfera é a camada gasosa que envolve toda a superfície do nosso planeta. Sem ela não existiria vida na Terra.

   A atmosfera é um reservatório de materiais, ela é formada principalmente pelos gases nitrogênio, oxigênio, argônio, vapor de água, gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases.

   Durante o dia, a radiação solar penetra na atmosfera e aquece a superfície da Terra. A atmosfera absorve o calor irradiado da superfície da Terra, impedindo que ele escape totalmente de volta para o espaço. Sem a atmosfera os dias seriam muito mais quentes e as noites muito mais frias.

   Quando queimamos combustíveis nas indústrias ou nos carros lançamos gases nocivos na atmosfera, esses gases impedem a saídas do calor para o espaço e isso causa o efeito estufa, ou seja o aumento da temperatura da Terra.

   A atmosfera protege os seres vivos contra vários fenômenos como meteoros – que são corpos celestes rochosos que se queimam pelo atrito com o ar entra na atmosfera – e os raios ultravioleta, que são em parte absorvidos pela por uma camada de gás camada de ozônio.

   A camada de ozônio é uma camada de gás que envolve a terra, ela filtra os raios ultravioleta (UV) do sol que são nocivos para os seres vivos. Mas os seres vivos prejudicam a camada de ozônio a cada dia que passa, com a utilização de produtos que geram os gases CFCs (clorofluorcarbonos), utilizados na fabricação de aerossóis e geladeiras antigas.

 

Questões

1)    O que é atmosfera?

R.:

 

2)    Qual é a função da atmosfera?

R.:

 

3)    Quais são os principais componentes da atmosfera?

R.:

 

4)    O que aconteceria se não houvesse a atmosfera?

R.:

 

5)    O que é o efeito estufa?

R.:

 

6)    O que causa o efeito estufa?

R.:

 

7)    O que é a camada de ozônio?

R.:

 

8)    Para que serve a camada de ozônio?

R.:

 

9)    O que os seres vivos fazem para prejudicar a camada de ozônio?

R.:

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: