Atividade de português: Conjunções – Mas e E – 2º ano do ensino médio

    Esta Atividade de Português, indicada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, visa ao estudo das conjunções “mas” e “e” na construção do texto, que trata da obra Dom Quixote de La Mancha. 

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

    O protagonista da obra é Dom Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras da Mancha, de Aragão e da Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico. O encanto da obra nasce do descompasso entre o idealismo do protagonista e a realidade na qual ele atua. […]

Disponível em: http://www.historiadasartes.com. Acesso em: 12/06/16.

 

Questões

Questão 1 – Identifique os segmentos que caracterizam o clímax da história Dom Quixote de La Mancha. Em seguida, grife a conjunção que compõe cada segmento e indique a ideia por ela expressa no texto:

Trecho 1:

 

 

Trecho 2:

 

Questão 2 – Em “O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista.”, a parte sublinhada funciona como:

a) predicativo do sujeito

b) aposto

c) vocativo

d) adjunto adnominal

 

Questão 3 – “Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras […]”. Nesse trecho, o pronome destacado substitui: 

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância. 

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: