Atividade de português, proposta aos alunos inseridos no Ensino Médio, visa ao estudo do processo de construção da coerência e coesão textual.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em PDF pronto para impressão, em Word que pode ser editado e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Atividade de português: Coerência e Coesão Textual – Ensino Médio – Modelo editável
- PDF: Atividade de português: Coerência e Coesão Textual – Ensino Médio – Pronto para imprimir
- Gabarito: Atividade de português: Coerência e Coesão Textual – Ensino Médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Atividade: Os fragmentos abaixo constituem um poema, mas estão desordenados. Reescreva-o, observando a ordem em que devem ocorrer para constituírem um texto coeso e coerente.
O açúcar
Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina.
Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale.
O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta manhã em Ipanema.
Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana que viraria açúcar.
Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim.
(Ferreira Gullar, Dentro da noite Veloz).
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
1 comentário
Atividade superinteressante e fundamental para o entendimento do processo de construção textual.