Início Atividades Atividade de português: Adjetivo – 8º ano

Atividade de português: Adjetivo – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de Português, que propõe o estudo do “Adjetivo“, por meio da notícia intitulada “Florada dos Ipês”, considerada uma das setes maravilhas de Curitiba. É indicada aos estudantes do 8º ano.

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

Florada dos Ipês

    Todo ano, entre os meses de agosto e setembro, Curitiba fica colorida de amarelo. É a época da florada do ipê-amarelo, árvore largamente utilizada na arborização urbana da cidade.

    O ipê está espalhado por quase todo o Brasil. São várias espécies e suas flores podem ter várias cores: amarelo, roxo, rosa – até branco. A flor do ipê-amarelo é considerada a flor símbolo do Brasil. As árvores, de grande porte, perdem todas as folhas e ficam cobertas pelas flores, em cachos, em um amarelo vivo que se destaca na paisagem mesmo à distância.

    Na capital do Paraná, as flores de ipê são tão apreciadas pela população que, em 2010, os leitores […] elegeram a florada dos ipês uma das sete maravilhas de Curitiba.

Disponível em: http://www.parquesepracasdecuritiba.com.br. 

 

Questões

Questão 1 – “[…] perdem todas as folhas e ficam cobertas pelas flores […]”. Indique um adjetivo que resuma o trecho sublinhado:

R:

 

Questão 2 – Assinale o plural de “ipê-amarelo”:

(    ) ipê-amarelos

(    ) ipês-amarelo

(    ) ipês-amarelos

 

Questão 3 – Todos os termos destacados funcionam como adjetivos na notícia, exceto em:

(    ) “São várias espécies e suas flores podem ter várias cores […]”.

(    ) “As árvores, de grande porte, perdem todas as folhas […]”.

(    ) “[…] em um amarelo vivo que se destaca na paisagem mesmo à distância.”.

 

Questão 4 – Em “[…] Curitiba fica colorida de amarelo.”. O segmento grifado funciona como:

(    ) aposto

(    ) predicativo do sujeito

(    ) complemento nominal

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

2 comentários

Antônio Alves Secundo 7 de março - 16:51

Muito bom

Responder
Denyse Lage Fonseca 15 de março - 17:07

Olá, Antônio!

Que bom que gostou!

Muito obrigada por interagir conosco!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário