Início Série7º ano Atividade de português: Verbos no gerúndio – 7º ano

Atividade de português: Verbos no gerúndio – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, voltada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, propõe o estudo de verbos na forma de gerúndio. O que é um verbo no gerúndio? Pintou uma dúvida? Então, responda às questões com base no texto que nos apresenta o livro O mel de Ocara: ler, viajar, comer, escrito por Ignácio de Loyola Brandão.  

    Esta atividade língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe este exercício de português em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia este texto que divulga o livro este livro de Ignácio de Loyola Brandão:

“O mel de Ocara: ler, viajar, comer”

    Neste livro estão facetas desconhecidas de um Brasil que Loyola vem descobrindo e revelando aos seus leitores nos últimos anos. Paisagens diferentes, comidas diversas, uma forma de falar e se expressar própria de cada cidade, que mostra a vastidão do nosso país. No ano passado, o autor percorreu 46 cidades, falando para professores e estudantes. Em uma dessas viagens, ganhou o mel de Ocara e considera este o maior cachê que recebeu na vida pela história vivenciada naquela ocasião. O que mostra o rico campo da múltipla cultura brasileira, suas realidades e diferenças. 

    Nas crônicas, Loyola apresenta suas impressões sobre o que vê nas viagens, deliciando-se com as paisagens, as comidas e, essencialmente, com a relação humana que trava com todos que encontra em seu caminho. 

Disponível em: <https://www.travessa.com.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Releia o primeiro período do texto. Em seguida, identifique os verbos, na forma de gerúndio, que exprimem as ações atribuídas a Loyola:

R:

 

Questão 2 – O gerúndio “falando” tem como sujeito:

a) “os leitores de Loyola”

b) “o autor”

c) “os professores”

d) “os estudantes”

 

Questão 3 – No último parágrafo do texto, um verbo na forma de gerúndio está presente em:

a) “[…] Loyola apresenta suas impressões sobre o que vê nas viagens […]”

b) “[…] deliciando-se com as paisagens, as comidas […]”

c) “[…] a relação humana que trava […]”

d) “[…] com todos que encontra em seu caminho.”

 

Questão 4 – Aponte o sinal de pontuação que acompanha o gerúndio na frase assinalada na questão anterior:

R:

 

Questão 5 – “O mel de Ocara: ler, viajar, comer”. Reescreva o nome do livro, substituindo os verbos no infinitivo pelas suas respectivas formas no gerúndio:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário