Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um gigante de fôlego. Que gigante será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Um gigante de folego – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Um gigante de folego – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Um gigante de folego – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Um gigante de fôlego
Ela pode ter o tamanho de um carro popular. Pesa de 440 quilos a 750 quilos. Mas, quando mergulha, nada como se fosse a mais leve das criaturas do mar. Sua carapaça, ou casco, é formada por muitas placas ósseas interligadas por tecido cartilaginoso, o que a torna flexível. Para completar, tudo isso é recoberto por uma pele que mais parece couro. Daí o nome… Tartaruga-de-couro!
Observando esse gigante dos mares, percebemos que sua coloração é preta-azulada com pintas (ou manchas) brancas. Sobre a sua carapaça, há sete quilhas longitudinais. Sabe aquelas barbatanas de tubarão? As quilhas das tartarugas-de-couro se parecem com elas, mas são bem mais baixas. Elas facilitam o fluxo de água e a velocidade do nado.
Entre todas as espécies de tartarugas-marinhas, a tartaruga-de-couro é a espécie capaz de realizar os mergulhos mais profundos e mais demorados. O mergulho mais profundo conhecido para essa espécie foi de 1.280 metros, registrado em um estudo em 2008. Boa parte dos seres capazes de nadar pode explodir, se mergulhar a uma profundidade dessa por causa da alta pressão no fundo do mar.
Mas o casco flexível da tartaruga-de-couro possibilita que ela realize mergulhos assim, sem colocar a sua vida em risco. Outra habilidade desse animal é o fôlego! Em 1999, um estudo científico registou mergulhos de 67 minutos para esse réptil. Já em 2008, outro estudo registrou cerca de 84 minutos. Um ano depois, em 2009, novo recorde: uma fêmea ficou submersa por uma hora e 26 minutos, ou seja, 86 minutos, a uma profundidade de 1.186 metros!
O fato é que essa exímia nadadora, de grande fôlego, não leva uma vida tão tranquila quanto parece. Além de driblar seus predadores, como toda espécie selvagem, ela precisa de sorte para sobreviver nos oceanos que estão cada vez mais poluídos. Despejos químicos ameaçam a saúde desses animais. Além disso, os sacos plásticos jogados no mar costumam ser confundidos por elas com águas-vivas, seu prato predileto, levando-as à morte por sufocamento. Mas a morte por afogamento talvez seja a maior ameaça: elas se enrolam nas redes de pesca e não conseguem subir à tona para respirar. Somando tudo isso, as tartarugas-de-couro, lamentavelmente, encontram-se ameaçadas de extinção.
Carlos Frederico Duarte Rocha e Maria de los Milagros Lopez-Mendilaharsu.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 278.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – Na passagem “Ela pode ter o tamanho de um carro popular. Pesa de 440 quilos a 750 quilos.”, o texto refere-se à:
Questão 2 – Sublinhe a seguir o vocábulo que indica uma comparação feita pelos autores:
“Mas, quando mergulha, nada como se fosse a mais leve das criaturas do mar.”
Questão 3 – O trecho “[…] sua coloração é preta-azulada com pintas (ou manchas) brancas.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – No fragmento “Elas facilitam o fluxo de água e a velocidade do nado.”, os autores revelam a função das:
Questão 5 – De acordo com os estudos citados no texto, o mergulho mais demorado da tartaruga-de-couro foi registrado no ano de:
Questão 6 – Em “O fato é que essa exímia nadadora, de grande fôlego, não leva uma vida tão tranquila quanto parece.”, o termo grifado significa:
( ) “curiosa”.
( ) “esperta”.
( ) “excelente”.
Questão 7 – Os autores enumeram as ameaças à vida das tartarugas-de-coro. Identifique aquela que, segundo eles, é possivelmente a maior ameaça:
( ) as redes de pesca.
( ) os despejos químicos nos oceanos.
( ) os sacos plásticos lançados no mar.
Questão 8 – Aponte o segmento que contém uma opinião sobre um fato:
( ) “Sobre a sua carapaça, há sete quilhas longitudinais.”
( ) “[…] ela precisa de sorte para sobreviver nos oceanos que estão cada vez mais poluídos.”
( ) “[…] as tartarugas-de-couro, lamentavelmente, encontram-se ameaçadas de extinção.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.