Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os sapos. Havia na Sapolândia três sapinhos que estavam passeando pela floresta. De repente, caíram numa panela cheia de leite. O que aconteceu a partir daí, hein? Vamos descobrir o desenrolar dessa história? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Os sapos – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Os sapos – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os sapos – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Os sapos
Havia na Sapolândia três sapinhos que estavam passeando pela floresta.
De repente, caíram numa panela cheia de leite.
Assim que começaram a se debater, todos os outros sapos da Sapolândia foram ver o que estava acontecendo, pois estava uma algazarra na floresta.
Foi aí que morreu o primeiro sapo.
A Sapolândia toda começou a gritar:
— Parem, é melhor morrerem descansados do que se debatendo! — diziam uns.
— Vão morrer mesmo! — diziam outros.
Foi então que morreu o segundo sapinho.
Os demais sapos tentavam, em vão, fazer o terceiro sapinho desistir de se debater.
Mas quanto mais eles falavam, mais o sapinho se debatia.
E foi se debatendo, se debatendo e se debateu tão vigorosamente que, de repente, o leite da panela virou manteiga e o sapinho se salvou.
Espantados com tamanha proeza, os cientistas da Sapolândia foram estudar o sapinho.
Sabe o que descobriram? O sapo era surdo! Ou seja, não se deixou contaminar pelo negativismo dos outros, porque não podia ouvir. Assim, pôde se salvar.
Autoria desconhecida.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2021-09-25/os-sapos.htm>.
(Com adaptações).
Questões
Questão 1 – A história acontece porque os três sapinhos:
( ) “estavam passeando pela floresta”.
( ) “caíram numa panela cheia de leite”.
( ) “começaram a se debater”.
Questão 2 – O trecho “[…] todos os outros sapos da Sapolândia foram ver o que estava acontecendo, pois estava uma algazarra na floresta.” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 3 – Em “— Parem, é melhor morrerem descansados do que se debatendo!”, o travessão foi usado para assinalar:
( ) o começo da fala de uns habitantes da Sapolândia.
( ) uma pausa na fala de uns habitantes da Sapolândia.
( ) a continuidade da fala de uns habitantes da Sapolândia.
Questão 4 – Grife a seguir a expressão que indica uma circunstância de modo:
“Os demais sapos tentavam, em vão, fazer o terceiro sapinho desistir de se debater.”
Questão 5 – No segmento “[…] quanto mais eles falavam, mais o sapinho se debatia.”, a história estabelece uma relação de:
( ) oposição.
( ) proporção.
( ) comparação.
Questão 6 – Releia este fragmento:
“E foi se debatendo, se debatendo e se debateu tão vigorosamente que, de repente, o leite da panela virou manteiga e o sapinho se salvou.”
O termo destacado introduz um fato que é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 7 – Na parte “Espantados com tamanha proeza, os cientistas da Sapolândia foram estudar o sapinho.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:
( ) “astúcia”.
( ) “façanha”.
( ) “coragem”.
Questão 8 – A história sobre os sapos tem a intenção de:
( ) fazer um alerta.
( ) anunciar uma descoberta.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.