Início Série5º ano Interpretação de texto: O metrô – 5º ano

Interpretação de texto: O metrô – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o metrô. Como esse meio de transporte funciona? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Como funciona o metrô?

    Diz aí: você já andou de metrô? Gosta? Tem vontade de andar? A palavra “metrô” tem origem em “metropolitano”, é uma redução. Trata-se de um tipo de trem projetado para transportar muita gente nas grandes cidades e em alta velocidade.

    O metrô trafega sobre trilhos próprios, seja no subsolo (em túneis cavados debaixo da terra), na superfície do solo ou ainda em estruturas suspensas, o que possibilita aos passageiros verem, do alto, a paisagem da cidade passar depressa!

    Todo metrô é controlado por um Centro de Controle Operacional – um escritório onde ficam os profissionais responsáveis pela segurança, agilidade e regularidade desse tipo de transporte. Lá existem computadores e diversos painéis, nos quais se pode acompanhar o tráfego, determinar a velocidade dos trens, o intervalo entre eles, controlar a sinalização e tomar decisões em caso de emergência.

    A grande maioria dos trens de metrô se move por meio de motores elétricos. Normalmente, são dois os trilhos que suportam as rodas; mas há um terceiro trilho – energizado! – responsável pelo abastecimento elétrico de cada trem.

    Falando em trem, cada trem de metrô tem duas cabines de comando: uma em cada extremidade, onde ficam os condutores. Hoje, porém, já existem sistemas de metrô inteiramente comandados por computador, ou seja, sem condutores!

    E como será que uma máquina enorme daquelas consegue frear? Pois bem, são dois os sistemas de frenagem mais usados. Um deles conta com uma ajudinha do motor elétrico, que faz força para que a máquina pare. O outro sistema é acionado por meio de sapatas ou pastilhas, que são colocadas nas rodas ou nos discos de freio do metrô, algo parecido com os freios tradicionais usados em automóveis.

    O metrô é uma alternativa de transporte bastante interessante para as grandes cidades, porque é rápido, seguro e – o melhor de tudo! – muito menos poluente do que carros e ônibus! Se puder escolher o seu meio de transporte, pense nisso!

Rômulo César Carvalho de Araújo.  
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 258.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Trata-se de um tipo de trem projetado para transportar muita gente nas grandes cidades e em alta velocidade.”, o autor refere-se:

 

 

Questão 2 – Identifique o tipo de tráfego que “[…] possibilita aos passageiros verem, do alto, a paisagem da cidade passar depressa!”:

(     ) o tráfego no subsolo.

(     ) o tráfego na superfície do solo.

(     ) o tráfego em estruturas suspensas.

 

Questão 3 – Aponte a opinião do autor do texto sobre um fato:

(     ) “A palavra ‘metrô’ tem origem em ‘metropolitano’, é uma redução.”

(     ) “A grande maioria dos trens de metrô se move por meio de motores elétricos.”

(     ) “O metrô é uma alternativa de transporte bastante interessante para as grandes cidades […]”

 

Questão 4 – O trecho “[…] cada trem de metrô tem duas cabines de comando: uma em cada extremidade, onde ficam os condutores.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Na parte “[…] motor elétrico, que faz força para que a máquina pare.”, o fato grifado:        

(     ) é a causa de outro.

(     ) é a finalidade de outro.

(     ) é a consequência de outro.

 

Questão 6 – No segmento “Hoje, porém, já existem sistemas de metrô inteiramente comandados por computador, ou seja, sem condutores!”, a expressão destacada introduz:

(     ) uma explicação dada pelo autor.

(     ) uma hipótese levantada pelo autor.

(     ) uma conclusão apresentada pelo autor.

 

Questão 7 – Em “Se puder escolher o seu meio de transporte, pense nisso!”, o autor do texto:

(     ) busca conscientizar o leitor.

(     ) faz uma advertência ao leitor.

(     ) expressa uma ordem ao leitor.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário