Início Série5º ano Interpretação de texto: Dormir para viver – 5º ano

Interpretação de texto: Dormir para viver – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o sono. Vamos saber mais a respeito do sono dos animais? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Dormir para viver

    O sono é tão importante quanto a comida, e ainda mais urgente do que a sede. Esse aspecto biológico permanece amplamente desconhecido e inquietante. Todos os seres vivos dormem? Pode parecer que sim, mas alguns dormem apenas alguns segundos de cada vez, enquanto outros passam mais de 90% de suas vidas em um estado de inconsciência, e alguns animais até sonham.

    Existem práticas de sono incríveis, os musaranhos não conseguem dormir mais do que três ou quatro horas ou morrem de fome. É por isso que lutam tanto por cada pedaço de comida! Andorinhões voam sem nunca parar ou descansar. Eles comem ou alisam-se no ar, acasalam-se no ar e dormem voando… Uma aranha de seis olhos pode ficar parada por meses, mas está sempre pronta para caçar assim que a presa aparece. […] Os golfinhos falam enquanto dormem e, como as baleias, têm que se lembrar de respirar, como fazem?

    Poucos animais dormem oito horas seguidas, de olhos fechados, no mesmo lugar, quase sempre à noite. Mas é claro que dormir não é importante somente para o descanso, nós crescemos, evitamos doenças, sincronizamos neurônios e reforçamos a memória quando nosso cérebro está em modo REM…

Disponível em: <https://tvbrasil.ebc.com.br/historias-de-vida/2021/03/dormir-para-viver>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia o fragmento abaixo:

“Esse aspecto biológico permanece amplamente desconhecido e inquietante.”

A que aspecto biológico o texto se refere?

 

Questão 2 – O segmento “[…] alguns dormem apenas alguns segundos de cada vez, enquanto outros passam mais de 90% de suas vidas em um estado de inconsciência […]” é:

(     ) uma suposição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

 

Questão 3 – Grife a seguir o trecho que exprime uma opinião sobre um fato:

 “Existem práticas de sono incríveis, os musaranhos não conseguem dormir mais do que três ou quatro horas ou morrem de fome.”

 

Questão 4 – O ponto de exclamação foi usado depois da frase, “É por isso que lutam tanto por cada pedaço de comida!”, para expressar em relação ao fato o sentimento de:

(     ) medo.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

Questão 5 – Observe:

“Eles comem ou alisam-se no ar, acasalam-se no ar e dormem voando…”

Nessa passagem, o autor expõe ações:

(     ) dos golfinhos.

(     ) dos musaranhos.

(     ) dos andorinhões.

 

Questão 6 – Na parte “Uma aranha de seis olhos pode ficar parada por meses, mas está sempre pronta para caçar […]”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 7 – No período “Poucos animais dormem oito horas seguidas, de olhos fechados, no mesmo lugar, quase sempre à noite.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) tempo.

(     ) condição.

 

Questão 8 – Segundo o texto, “dormir não é importante somente para o descanso […]”. Por quê? 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário