Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre as duas amiguinhas. Duas avestruzes tinham criado entre si uma profunda amizade e gostavam muito uma da outra. Vamos conhecer a história dessas amigas avestruzes? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: As duas amiguinhas – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: As duas amiguinhas – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: As duas amiguinhas – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Duas amiguinhas
Duas avestruzes tinham criado entre si uma profunda amizade e gostavam muito uma da outra. Andavam sempre juntas e uma não podia passar sem a outra. Contudo, havia entre elas um problema.
— Hoje, temos de brincar do que eu quiser! — gritava uma delas, aborrecida.
— Nem pense nisso, minha querida. Eu tenho mais jeito do que você para inventar brincadeiras. E por isso, já vou explicar-lhe o jogo de hoje. — respondia a outra, rebelde.
Essas discussões eram diárias, pois ambas queriam mandar e impor suas ideias. Quando o dia terminava, as duas voltavam às suas casas, muito aborrecidas. Não tinham conseguido brincar de nada e acabavam jantando de má vontade.
Mal se encontravam no dia seguinte, reconciliavam-se logo. Mas em seguida já recomeçavam as discussões.
Por fim, uma delas teve uma ideia, pouco depois de uma das habituais e inúteis reconciliações.
— Olhe, hoje não vamos brincar do que eu quiser, nem do que você quiser. É melhor que falemos a sério, para chegarmos a um acordo.
Pela primeira vez não houve confronto. Ambas fizeram um exame de consciência e compreenderam que a única maneira de remediar a situação era deixar que cada uma escolhesse a brincadeira de um dia. Dessa forma, não haveria desacordos.
Dali em diante, puseram essa ideia em prática e nunca mais voltaram a discutir por causa das brincadeiras.
[…]
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-05-20/duas-amiguinhas.htm>.
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento:
“Andavam sempre juntas e uma não podia passar sem a outra.”
O narrador da história refere-se:
Questão 2 – Segundo a história, as duas amigas discutiam diariamente porque:
( ) “queriam mandar e impor suas ideias”.
( ) “voltavam às suas casas, muito aborrecidas”.
( ) “não tinham conseguido brincar de nada e acabavam jantando de má vontade”.
Questão 3 – Observe:
“Mal se encontravam no dia seguinte, reconciliavam-se logo. Mas em seguida já recomeçavam as discussões.”
O vocábulo “Mas” introduz um fato sobre as amigas avestruzes que:
( ) conclui o anterior.
( ) justifica o anterior.
( ) se contrasta com o anterior.
Questão 4 – Em “Por fim, uma delas teve uma ideia, pouco depois de uma das habituais e inúteis reconciliações.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:
( ) “frequentes”.
( ) “passageiras”.
( ) “prolongadas”.
Questão 5 – No segmento “Ambas fizeram um exame de consciência e compreenderam que a única maneira de remediar a situação […]”, o vocábulo grifado foi usado para:
( ) retomar as duas avestruzes.
( ) apesentar as duas avestruzes.
( ) caracterizar as duas avestruzes.
Questão 6 – Na parte “Dali em diante, puseram essa ideia em prática e nunca mais voltaram a discutir por causa das brincadeiras.”, o termo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Identifique a intenção da história sobre as amiguinhas avestruzes:
( ) fazer rir.
( ) debater um assunto.
( ) transmitir um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.