Início Série5º ano Interpretação de texto: As duas amiguinhas – 5º ano

Interpretação de texto: As duas amiguinhas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre as duas amiguinhas. Duas avestruzes tinham criado entre si uma profunda amizade e gostavam muito uma da outra. Vamos conhecer a história dessas amigas avestruzes? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Duas amiguinhas

    Duas avestruzes tinham criado entre si uma profunda amizade e gostavam muito uma da outra. Andavam sempre juntas e uma não podia passar sem a outra. Contudo, havia entre elas um problema.

    — Hoje, temos de brincar do que eu quiser! — gritava uma delas, aborrecida.

    — Nem pense nisso, minha querida. Eu tenho mais jeito do que você para inventar brincadeiras. E por isso, já vou explicar-lhe o jogo de hoje. — respondia a outra, rebelde.

    Essas discussões eram diárias, pois ambas queriam mandar e impor suas ideias. Quando o dia terminava, as duas voltavam às suas casas, muito aborrecidas. Não tinham conseguido brincar de nada e acabavam jantando de má vontade.

    Mal se encontravam no dia seguinte, reconciliavam-se logo. Mas em seguida já recomeçavam as discussões.

    Por fim, uma delas teve uma ideia, pouco depois de uma das habituais e inúteis reconciliações.

    — Olhe, hoje não vamos brincar do que eu quiser, nem do que você quiser. É melhor que falemos a sério, para chegarmos a um acordo.

    Pela primeira vez não houve confronto. Ambas fizeram um exame de consciência e compreenderam que a única maneira de remediar a situação era deixar que cada uma escolhesse a brincadeira de um dia. Dessa forma, não haveria desacordos.

    Dali em diante, puseram essa ideia em prática e nunca mais voltaram a discutir por causa das brincadeiras.

    […]

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-05-20/duas-amiguinhas.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento:

“Andavam sempre juntas e uma não podia passar sem a outra.”

O narrador da história refere-se:

 

Questão 2 – Segundo a história, as duas amigas discutiam diariamente porque:

(     ) “queriam mandar e impor suas ideias”.

(     ) “voltavam às suas casas, muito aborrecidas”.

(     ) “não tinham conseguido brincar de nada e acabavam jantando de má vontade”.

 

Questão 3 – Observe:

“Mal se encontravam no dia seguinte, reconciliavam-se logo. Mas em seguida já recomeçavam as discussões.”

O vocábulo “Mas” introduz um fato sobre as amigas avestruzes que:

(     ) conclui o anterior.

(     ) justifica o anterior.

(     ) se contrasta com o anterior.

 

Questão 4 – Em “Por fim, uma delas teve uma ideia, pouco depois de uma das habituais e inúteis reconciliações.”, a palavra destacada poderia ser substituída por:

(     ) “frequentes”.

(     ) “passageiras”.

(     ) “prolongadas”.

 

Questão 5 – No segmento “Ambas fizeram um exame de consciência e compreenderam que a única maneira de remediar a situação […]”, o vocábulo grifado foi usado para:

(     ) retomar as duas avestruzes.

(     ) apesentar as duas avestruzes.

(     ) caracterizar as duas avestruzes.

 

Questão 6 – Na parte “Dali em diante, puseram essa ideia em prática e nunca mais voltaram a discutir por causa das brincadeiras.”, o termo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Identifique a intenção da história sobre as amiguinhas avestruzes:

(     ) fazer rir.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário