Início Série5º ano Interpretação de texto: Resenha do livro Alex e eu – 5º ano

Interpretação de texto: Resenha do livro Alex e eu – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha do livro Alex e eu. Vamos conhecer essa obra? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Livro: Alex e eu

    Alex foi um papagaio-cinzento (Psittacus erithacus) muito famoso. Ele participou de diversos experimentos conduzidos pela pesquisadora Irene Pepperberg entre 1977 e 2007. Os testes aos quais Alex era submetido tinham como objetivo entender melhor o desenvolvimento da linguagem e da cognição nas aves, temas que ainda eram pouco explorados na época.

    Nesse livro, Irene conta como era sua relação com Alex ao longo dos trinta anos em que o papagaio viveu em seu laboratório. A pesquisadora também fala de sua vida profissional e dos vários desafios que enfrentou no mundo acadêmico. Sua formação inicial era em Química, mas desde criança Irene admirava os psitacídeos. Ela escolheu o papagaio-cinzento africano (também conhecido como papagaio-do-congo) para realizar seus estudos, pois a espécie tem mais facilidade para imitar a voz humana, particularmente a língua inglesa.

    O papagaio Alex tinha uma “personalidade forte” e foi estrela de inúmeras reportagens. Isso ajudou a popularizar os resultados da pesquisa, pioneira, que demonstravam que de fato as aves eram muito mais inteligentes do que se supunha. Alex era capaz de contar até seis, reconhecer cores e distinguir formas, comparar tamanhos e até mesmo dizer de que material eram feitos os objetos que lhe eram apresentados. Ele dividia o laboratório com outros dois papagaios-cinzentos (Arthur e Griffin), mas na época ele era a ave mais velha e que respondia melhor ao treinamento. O nome Alex é uma sigla para Avian Learning Experiment.

    Muitas celebridades visitaram o laboratório, a fim de conhecer o papagaio e testemunhar suas façanhas. […]

    O livro é de cunho bastante pessoal e emotivo. Eu esperava encontrar um pouco mais de detalhes sobre a pesquisa e suas metodologias, mas parece que Irene aborda esse assunto com maior profundidade em seu outro livro […]

Natália Allenspach. Disponível em:
<http://apassarinhologa.com.br/livro-alex-e-eu/>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma resenha.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Na parte “Ele participou de diversos experimentos conduzidos pela pesquisadora Irene Pepperberg entre 1977 e 2007.”, a autora refere-se ao papagaio-cinzento:

(     ) Alex.

(     ) Arthur.

(     ) Griffin.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a pesquisadora Irene Pepperberg “escolheu o papagaio-cinzento africano (também conhecido como papagaio-do-congo) para realizar seus estudos”, porque:

(     ) “desde criança Irene admirava os psitacídeos”.

(     ) “o papagaio Alex tinha uma ‘personalidade forte’ e foi estrela de inúmeras reportagens”.

(     ) “a espécie tem mais facilidade para imitar a voz humana, particularmente a língua inglesa.”

 

Questão 4 – Na passagem “Isso ajudou a popularizar os resultados da pesquisa […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) anunciar.

(     ) complementar.

 

Questão 5 – Em “[…] demonstravam que de fato as aves eram muito mais inteligentes do que se supunha.”, a expressão grifada indica:

(     ) uma correção.

(     ) uma afirmação.

(     ) uma suposição.

 

Questão 6 – Releia:

“Alex era capaz de contar até seis, reconhecer cores e distinguir formas, comparar tamanhos […]”

 Nesse segmento, a autora revela fatos sobre Alex que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 7 – Identifique o trecho em que a autora analisa o livro “Alex e eu”:

(     ) “A pesquisadora também fala de sua vida profissional e dos vários desafios […]”

(     ) “Muitas celebridades visitaram o laboratório, a fim de conhecer o papagaio […]”

(     ) “O livro é de cunho bastante pessoal e emotivo.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário