Início Série5º ano Interpretação de texto: Morador de caverna – 5º ano

Interpretação de texto: Morador de caverna – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre um morador da caverna. Esse pequeno peixe vive apenas em um lugar no mundo: a caverna Olhos d’Água, localizada no norte do estado de Minas Gerais. Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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NOME:

Leia:

Morador da caverna

    Esse pequeno peixe vive apenas em um lugar no mundo: a caverna Olhos d’Água, localizada no norte do estado de Minas Gerais. Ele é considerado diferente dos outros peixes de caverna porque os indivíduos que vivem no fundo da caverna são totalmente brancos (albinos) e sem olhos. Já os que se encontram na entrada da caverna, têm pintinhas no corpo e pequeninos olhos.

    Medindo, no máximo, oito centímetros de comprimento, o bagrinho-de-caverna apresenta, próximo da sua boca, “bigodes” ou barbilhões, que são muito sensíveis e utilizados para encontrar comida. Entre os alimentos preferidos dessa espécie estão os insetos aquáticos e as minhocas capturadas no fundo do rio.

    Como a caverna é um lugar fechado e com poucas entradas, na época da seca os alimentos disponíveis diminuem bastante. Isso faz com que o bagrinho tenha grandes dificuldades para conseguir comida. No período da chuva, porém, a água fica farta em alimentos. Nessa época, ele aproveita para recuperar suas energias para a reprodução.

    Os filhotes do bagrinho-de-caverna costumam nascer no final da época de chuvas, o que é bom, porque assim diminui o risco de a força da correnteza levá-los para fora de seu ambiente natural.

    Qualquer alteração ambiental na caverna Olhos d’Água, ou em seus arredores, coloca em risco a vida desse peixe, que já está ameaçado de extinção. Por isso, e também para conservar outras espécies locais, é que o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde fica a Olhos d’Água, foi transformado em unidade de conservação. Isso significa que nós podemos conhecer o lugar, mas que, ao sair, temos de deixá-los exatamente igual a como o encontramos.

Marcelo Fulgêncio Guedes de Brito, Jean Carlos Miranda e Breno Perillo Nogueira.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 274.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “[…] são totalmente brancos (albinos) e sem olhos.”, os autores descrevem:

(     ) os peixes que vivem na caverna.

(     ) os peixes que vivem no fundo da caverna.

(     ) os peixes que vivem na entrada da caverna.

 

Questão 2 – Na passagem “Entre os alimentos preferidos dessa espécie estão os insetos aquáticos e as minhocas capturadas no fundo do rio.”, a que espécie o texto se refere?

 

 

Questão 3 – Na parte “Como a caverna é um lugar fechado e com poucas entradas, na época da seca os alimentos disponíveis diminuem bastante.”, o vocábulo “Como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, o bagrinho “aproveita para recuperar suas energias para a reprodução” na época:

 

 

Questão 5 – No segmento “[…] porque assim diminui o risco de a força da correnteza levá-los para fora de seu ambiente natural.”, a palavra sublinhada:

(     ) retoma os filhotes do bagrinho-de-caverna.

(     ) apresenta os filhotes do bagrinho-de-caverna.

(     ) caracteriza os filhotes do bagrinho-de-caverna.

 

Questão 6 – Segundo os autores, o bagrinho-de-caverna vive na caverna Olhos d’Água, em Minas Gerais. Nesse contexto, um fator “coloca em risco a vida desse peixe, que já está ameaçado de extinção”. Identifique-o:

 

 

Questão 7 – No fragmento “Por isso, e também para conservar outras espécies locais […]”, o termo “para” exprime:

(     ) direção.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 8 – No trecho “Isso significa que nós podemos conhecer o lugar, mas que, ao sair, temos de deixá-los exatamente igual a como o encontramos.”, os autores:

(     ) alertam.

(     ) sugerem.

(     ) questionam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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