Interpretação de texto, “Por que golfinhos seguem embarcações?”, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. A atividade compõe-se de variadas questões que visam, sobremaneira, à análise de determinados recursos linguísticos empregados no referido texto, entre eles, a vírgula.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Por que os golfinhos seguem embarcações – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Por que os golfinhos seguem embarcações – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Por que os golfinhos seguem embarcações – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Por que golfinhos seguem embarcações?
Para pegar “carona” nas ondas geradas pelos barcos ou para despistar turistas do resto do grupo. Em alto-mar, os golfinhos aproveitam o embalo de grandes embarcações para economizar energia durante a viagem. Segundo o oceanógrafo José Martins da Silva Júnior, do Centro Mamíferos Aquáticos do ICMBio, em Fernando de Noronha, esses animais também seguem barcos de turismo para proteger o resto do grupo, despistando os curiosos. “Eles aprenderam a rotina dos seres humanos, o que é comum com animais selvagens que têm contato com o homem. A hipótese mais aceita nesse caso é a de que os machos venham até o barco e sigam em direção oposta ao resto do bando, com fêmeas e filhotes”, explica. De acordo com Silva, as espécies mais comuns a serem vistas acompanhando barcos no Brasil são justamente as mais afetadas pelo turismo náutico, o golfinho-rotador e o boto-cinza. Orcas, toninhas e botos-tucuxi também são golfinhos. O boto-rosa, apesar de ter características parecidas, é um parente bem distante.
Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br. Acesso em: 31 de maio de 2016.
Questões
Questão 1 – O tema do texto é:
a) A presença de golfinhos na ilha de Fernando de Noronha.
b) O interesse das pessoas pelos golfinhos.
c) As espécies marinhas mais afetadas pelo turismo náutico.
d) O hábito de os golfinhos seguirem embarcações.
Questão 2 – O objetivo do texto é:
a) divulgar
b) informar
c) entreter
d) criticar
Questão 3 – Identifique o argumento de autoridade presente no texto. Qual a sua finalidade?
R:
Questão 4 – “[…] o que é comum com animais selvagens que têm contato com o homem.”.
a) A que se refere o verbo destacado?
b) Por que o referido verbo é acentuado?
Questão 5 – Identifique dois termos que retomam “golfinhos”:
R:
Questão 6 – Relacione:
Justificativas para o uso da vírgula:
- Enumeração de espécies.
- Inserção de explicação.
- Separação de expressão com valor adverbial.
- Antes de gerúndio.
Passagens do texto:
____ “Em alto-mar, os golfinhos aproveitam o embalo de grandes embarcações para […]”.
____ “[…] barcos de turismo para proteger o resto do grupo, despistando os curiosos.”.
____ “Orcas, toninhas e botos-tucuxi também são golfinhos.”.
____ “O boto-rosa, apesar de ter características parecidas, é um parente bem distante.”.
Questão 7 – Em “[…] é a de que os machos venham até o barco e sigam em direção oposta ao resto do bando […]”, o termo destacado substitui:
R:
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
3 comentários
gostei, esta me ajudando muito obrigada.
Olá, Antônia!
É muito gratificante saber que a atividade está ajudando-a muito!
Muito obrigada pelo registro de seu comentário!
Volte sempre, a fim de usufruir de mais atividades!
Denyse
O texto é muito legal, mas tenho clicado no gabarito no cabeçalho e não tenho obtido as respostas. Gostaria de saber porque.