Início Série5º ano Interpretação de texto: Sozinho – 5º ano

Interpretação de texto: Sozinho – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre Sozinho. Então ele explicou que se chamava Sozinho porque não tinha pais e andava solitário. Vamos conhecer a história de Sozinho? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Sozinho

    O Natal havia chegado. O coelho, o lagarto e a porquinha voltavam às suas respectivas casas, felizes e contentes. Tinham acabado de dar um passeio pelo bosque. Ah! Também tinham tomado um chocolate quente na lanchonete Beija-Flor. Sentiam-se quentinhos e confortáveis.

    Foi então que viram alguns moleques atirando bolas de neve em um pobre e indefeso cachorrinho. Afugentaram sem demora os aborrecidos brincalhões e aproximaram-se do cãozinho.

    — Pobrezinho! — exclamou a porquinha. — Ele está gelado! E como treme!

    — Estão vendo? Até entrou neve em minhas orelhas! — queixou-se o animalzinho.

    Então ele explicou que se chamava Sozinho porque não tinha pais e andava solitário. Vendo isso, o simpático trio resolveu levar o cachorrinho para casa, a fim de que tomasse um banho quente e se alimentasse. Poderia ficar com eles durante alguns dias, até que encontrassem alguém disposto a adotá-lo.

    Infelizmente, não encontraram ninguém que quisesse ficar com ele. Sozinho voltou para as ruas, tão logo se refez do frio e da fome.

    No entanto, o destino quis que a pantera, ao retornar para casa, tropeçasse e caísse sobre o chão duro e gelado. Como estava por ali, Sozinho apressou-se a buscar ajuda. E foi graças a ele que a pantera logo foi socorrida e medicada. Agradecida pelo gesto de bondade do cachorrinho órfão, ela decidiu aceitá-lo em sua casa como a um filho. Sozinho nunca mais se sentiria solitário em sua vida!

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-12-10/sozinho.htm>.

 

Questões

Questão 1 – De acordo com a história, “Sozinho” é o nome de:

(     ) um coelho.

(     ) um lagarto.

(     ) um cachorrinho.

 

Questão 2 – Identifique a passagem que contém uma opinião do narrador sobre um fato:

(     ) “O coelho, o lagarto e a porquinha voltavam às suas respectivas casas, felizes e contentes.”

(     ) “Infelizmente, não encontraram ninguém que quisesse ficar com ele.”

(     ) “Agradecida pelo gesto de bondade do cachorrinho órfão […]”

 

Questão 3 – Segundo o narrador, o simpático trio resolveu levar o cachorrinho para casa, pois:

(     ) ele não tinha pais e andava sozinho.

(     ) ele necessitava de alguém que o adotasse.

(     ) ele precisava de um banho quente e de alimentação.

 

Questão 4 – O trecho “Sozinho voltou para as ruas, tão logo se refez do frio e da fome.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Em “No entanto, o destino quis que a pantera, ao retornar para casa, tropeçasse e caísse sobre o chão duro e gelado.”, a expressão grifada poderia ser substituída por:

(     ) “Porém”.

(     ) “Por isso”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 6 – Releia este fragmento da história:

 “Como estava por ali, Sozinho apressou-se a buscar ajuda.”

 O vocábulo “Como” inicia um fato que:

(     ) é a causa de outro.

(     ) se compara a outro.

(     ) é um exemplo de outro.

 

Questão 7 – Na frase “E foi graças a ele que a pantera logo foi socorrida e medicada.”, a palavra sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – No segmento “[…] ela decidiu aceitá-lo em sua casa como a um filho.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar o cachorrinho.

(     ) apresentar o cachorrinho.

(     ) caracterizar o cachorrinho.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário