Início Série8º ano Atividade de português: Acentuação – 8º ano

Atividade de português: Acentuação – 8º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de português, focada nos alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre acentuação. Vamos analisar as palavras acentuadas no texto Equinócios e solstícios? Então, responda às questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Equinócios e Solstícios

    Nas duas vezes, ao longo do ano, em que o Sol está exatamente em cima da linha do Equador, iniciam-se as estações da primavera e do outono. Esses instantes em que a duração do dia é igual à da noite em todos os pontos da Terra são chamados de equinócios. O verão e o inverno, por sua vez, começam nos instantes de solstícios, quando o Sol está ao máximo no Norte ou ao máximo no Sul. Por meio de cálculos matemáticos e constante observação do céu, os astrônomos são capazes de prever o dia, a hora, o minuto e o segundo exatos desses fenômenos, que acontecem a cada ano.

Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 282. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Observe a palavra acentuada a seguir:

“Nas duas vezes, ao longo do ano, em que o Sol está exatamente em cima da linha do Equador, iniciam-se as estações da primavera e do outono.”

Justifique a referida acentuação:

 

Questão 2 – Os vocábulos “equinócios” e “solstícios” são:

(     ) oxítonos.

(     ) paroxítonos.

(     ) proparoxítonos.

 

Questão 3 – Por que os vocábulos, citados na questão anterior, são acentuados?

 

 

Questão 4 – A palavra “máximo” é acentuada, pois:

(     ) é proparoxítona.

(     ) é oxítona terminada em “o”.

(     ) é paroxítona terminada em ditongo.

 

Questão 5 – Grife os vocábulos proparoxítonos no fragmento abaixo:

“Por meio de cálculos matemáticos e constante observação do céu, os astrônomos são capazes de prever o dia, a hora, o minuto e o segundo exatos desses fenômenos […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário