Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pluviômetro. Já ouviu falar dele? Sabe como funciona? Vamos entender? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
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Como funciona o pluviômetro?
Quem procurar pela palavra no dicionário saberá logo o que significa: (pluvio = nuvem carregada de chuva) + (metro = medida). Portanto, o pluviômetro é isso mesmo: um medidor de chuva.
O aparelho é bem simples: um cilindro com um funil acoplado. Quando o tempo fecha, com nuvens carregadas, os meteorologistas – profissionais que estudam os fenômenos atmosféricos, como as chuvas – utilizam o pluviômetro para coletar a água que vem do céu.
Depois de certo tempo de exposição, a água que está lá dentro é transferida para outra garrafa, uma que contenha graduação, como uma régua. Assim, pode-se saber o volume de chuva que caiu em um determinado período de tempo. Por exemplo: dois milímetros cúbicos (unidade de volume) em uma hora.
E para que serve medir a chuva? Para muitos fins. Os meteorologistas, por exemplo, utilizam o aparelho para conhecer as variações do tempo e do clima. Com essas medidas, eles estudam as razões do aumento e da diminuição das águas das chuvas e como essa variação pode trazer benefícios ou alertas para a sociedade.
Já na agricultura, saber a quantidade de chuva que cairá em certo período é fundamental para ter uma noção de como será a colheita. E os próprios agricultores podem medir a chuva que cai em sua região e saber quando é a melhor época para semear.
E não é só a chuva que pode ser medida com o auxílio do pluviômetro. Outras precipitações, como granizo e neve, também podem, mas de um jeito um pouco diferente. O granizo é coletado da mesma maneira, porém só é medido quando derrete e se transforma em água. Já a neve precisa de um pluviômetro que contenha um mecanismo de aquecimento para derretê-la. Além disso, ela é mais difícil de ser coletada por ser muito leve e nem sempre cair na direção em que o cilindro é colocado.
Carlos A. Nobre. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 177.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – O texto tem a intenção de:
( ) explicar algo.
( ) expor uma opinião.
( ) contar uma história.
Questão 2 – No primeiro parágrafo, o autor define “pluviômetro”. Transcreva essa definição:
Questão 3 – O trecho “um cilindro com um funil acoplado” é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 4 – Em “[…] a água que está lá dentro é transferida para outra garrafa, uma que contenha graduação, como uma régua.”, o vocábulo destacado retoma:
( ) “a água”.
( ) “outra garrafa”.
( ) “uma régua”.
Questão 5 – Na passagem “Assim, pode-se saber o volume de chuva que caiu em um determinado período de tempo.”, a palavra sublinhada exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – No segmento “Os meteorologistas, por exemplo, utilizam o aparelho para conhecer as variações do tempo e do clima.”, o vocábulo “para” introduz:
( ) um destino.
( ) uma direção.
( ) uma finalidade.
Questão 7 – Na parte “[…] eles estudam as razões do aumento e da diminuição das águas das chuvas e como essa variação pode trazer benefícios ou alertas […]”, o termo grifado indica:
( ) a soma de fatos.
( ) a alternância de fatos.
( ) a conclusão de um fato.
Questão 8 – No trecho “[…] ela é mais difícil de ser coletada por ser muito leve e nem sempre cair na direção em que o cilindro é colocado.”, o autor refere-se a uma precipitação. Identifique-a:
( ) “chuva”.
( ) “granizo”.
( ) “neve”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.