Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o legado de Rondon. Ele foi responsável por interligar várias localidades no interior do País pelas linhas do telégrafo. Vamos saber mais a respeito desse e outros feitos do Marechal Rondon? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O legado de Rondon – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O legado de Rondon – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O legado de Rondon – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O legado de Rondon
Rondon foi responsável por interligar várias localidades no interior do País pelas linhas do telégrafo. Ele realizou o levantamento geográfico de 50 mil km lineares de terras e de águas, determinou duzentas coordenadas geográficas e incluiu 12 rios no mapa do Brasil, corrigindo o curso de outros.
Além disso, ele ajudou a delimitar o território brasileiro, percorrendo ou coordenando expedições que demarcaram os 17 mil km de nossas fronteiras. E fez isso sem criar conflitos com um único país.
Também foi responsável por solucionar, de forma pacífica, um conflito diplomático entre Peru e Colômbia pela região de Letícia. Foi em 1934, quando chefiou a Comissão Mista da Liga das Nações.
Mas a maior contribuição de Rondon talvez seja a sua luta em defesa dos direitos indígenas. Tendo, ele mesmo, ascendência Bororo, Terena e Guaná, tinha profunda identificação com os povos originários, assumindo publicamente sua identidade Bororo em meados dos anos 1940.
Por tudo que fez pelo País, em 1955, recebeu o título de Marechal, a mais alta patente do Exército Brasileiro, na Câmara dos Deputados. Cidades foram batizadas em sua homenagem, assim como o estado de Rondônia. E até ao Prêmio Nobel da Paz ele foi cotado – não uma, mas duas vezes!
Fragmento de “Marechal Rondon”.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem do texto:
“Ele realizou o levantamento geográfico de 50 mil km lineares de terras e de águas, determinou duzentas coordenadas geográficas e incluiu 12 rios no mapa do Brasil […]”
Nessa passagem, o texto enumera:
( ) ações concluídas de Rondon.
( ) ações inacabadas de Rondon.
( ) ações esporádicas de Rondon.
Questão 2 – Em “[…] ele ajudou a delimitar o território brasileiro […]”, o verbo grifado quer dizer:
( ) “marcar”.
( ) “recuperar”.
( ) “transformar”.
Questão 3 – No segmento “E fez isso sem criar conflitos com um único país.”, o termo destacado:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 4 – Segundo o texto, Rondon “foi responsável por solucionar, de forma pacífica, um conflito diplomático entre Peru e Colômbia pela região de Letícia”, no ano de:
( ) 1934.
( ) 1940.
( ) 1955.
Questão 5 – Na parte “[…] tinha profunda identificação assumindo publicamente sua identidade Bororo […]”, o vocábulo sublinhado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Em “[…] o título de Marechal, a mais alta patente do Exército Brasileiro, na Câmara dos Deputados.”, o trecho destacado tem o objetivo de:
( ) concluir.
( ) explicar.
( ) exemplificar.
Questão 7 – Observe:
“E até ao Prêmio Nobel da Paz ele foi cotado – não uma, mas duas vezes!”
O sinal de exclamação foi empregado depois dessa frase do texto para indicar, em relação ao fato, o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) admiração.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.