Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o coelhinho comilão. Vamos conhecer a história desse coelhinho? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O coelhinho comilão – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O coelhinho comilão – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O coelhinho comilão- 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O coelhinho comilão
Uma família de coelhos, que vivia em pleno bosque, era formada por um feliz casal e três filhotes. Chamavam-se, respectivamente, Tap, Tep e Tip.
Tip, o menor dos três, tinha entre a vizinhança a fama de ser comilão. Costumava sair de casa de manhã e só voltava à noite. Seus pais estavam sempre preocupados com ele.
— Não é bom que fique tanto tempo fora de casa, Tip. Há muitos perigos no bosque. — dizia-lhe a mãe com muita ternura. — Está bem que você dê um passeio de vez em quando, mas tudo o que é excessivo pode trazer más consequências.
Tip não dava importância às palavras de sua mãe, e continuava com o costume. Num dia de tempestade, voltou mais cedo do que habitualmente. Não estava passando bem. Seu aspecto não era agradável. Tip meteu-se na cama, enquanto os pais chamavam o médico. Ele constatou que Tip estava sofrendo de uma indigestão. Então, atendendo aos pais, resolveu contar o que se passara.
— Entrei em uma horta que há nos arredores do bosque e… comi três sacos de cenouras. — disse Tip.
Os pais ficaram estupefatos. Também não tardou a apresentar-se o dono da horta em casa da família, exigindo que lhe pagassem as cenouras.
— O senhor não se preocupe. — prometeu-lhe papai coelho. — Meu filho trabalhará até que a dívida esteja paga. Pode ter a certeza de que ele nunca mais voltará a roubar suas cenouras.
Papai coelho tinha razão. Tip compreendeu que ser comilão e desobediente não lhe trazia benefício. A partir daquele dia, começou a alimentar-se corretamente e a ocupar seu tempo para saldar a dívida com o dono da horta.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2020-04-10/o-coelhinho-comilao.htm>.
Questões
Questão 1 – A história sobre o coelhinho comilão tem a intenção de:
( ) provocar o riso.
( ) contar uma curiosidade.
( ) transmitir um ensinamento.
Questão 2 – Na passagem “Costumava sair de casa de manhã e só voltava à noite.”, o narrador revela um hábito do coelhinho:
( ) Tap.
( ) Tep.
( ) Tip.
Questão 3 – No trecho “Tip meteu-se na cama, enquanto os pais chamavam o médico.”, o verbo sublinhado é um exemplo da linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Questão 4 – No segmento “[…] resolveu contar o que se passara.”, o termo destacado equivale a:
( ) “isso”.
( ) “aquilo”.
( ) “aquele”.
Questão 5 – Releia este fragmento do texto:
“— Entrei em uma horta que há nos arredores do bosque e… comi três sacos de cenouras. — disse Tip.”
As reticências assinalam:
( ) a continuidade da fala de Tip.
( ) certa hesitação na fala de Tip.
( ) a interrupção do pensamento de Tip.
Questão 6 – Em “— Meu filho trabalhará até que a dívida esteja paga.”, a expressão grifada:
( ) indica lugar.
( ) indica modo.
( ) indica tempo.
Questão 7 – Na parte “A partir daquele dia, começou a alimentar-se corretamente e a ocupar seu tempo para saldar a dívida com o dono da horta.”, a palavra “e” exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.