Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre extinção. Por ser muito valiosa, a ararinha-azul foi alvo do tráfico de animais silvestres e da caça. Vamos saber mais a respeito dessa triste realidade? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Extinção – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Extinção – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Extinção – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Extinção
A organização ambiental BirdLife Internacional divulgou um estudo que revela que oito espécies de pássaros estão com alta probabilidade de terem sido extintas da natureza. Quatro dessas aves são brasileiras: a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii), o limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), o trepador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti) e o caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum) – que é uma coruja.
Por ser muito valiosa, a ararinha-azul foi alvo do tráfico de animais silvestres e da caça. A destruição do meio ambiente também foi uma das causas para a sua extinção na natureza.
Como agora está extinta, exemplares da ararinha-azul podem ser encontrados apenas com criadores e o maior criador e reprodutor dessa espécie no mundo está localizado em Rüdersdorf, um pequeno município alemão com pouco mais de 15 mil habitantes e localizado a 26 quilômetros de Berlim. Lá, estão 146 das cerca de 160 ararinhas-azuis que existem no mundo.
Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Associação para a Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP) pretende, em 2019, reintroduzir as primeiras ararinhas-azuis em seu habitat: a caatinga.
Luiza Boareto. Disponível em:
<https://minasfazciencia.com.br/infantil/2018/12/20/o-passaro-mais-raro-do-mundo/>.
Questões
Questão 1 – No trecho “[…] que é uma coruja.”, a autora refere-se:
( ) ao limpa-folha-do-nordeste.
( ) ao trepador-do-nordeste.
( ) ao caburé-de-pernambuco.
Questão 2 – Releia esta passagem do texto:
“Por ser muito valiosa, a ararinha-azul foi alvo do tráfico de animais silvestres e da caça.”
O fato destacado é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 3 – Leia a seguinte afirmação:
O tráfico de animais silvestres, a caça e a destruição do meio ambiente são os fatores que levaram à extinção da ararinha-azul na natureza.
Com base na leitura do texto, a afirmação acima é:
( ) falsa.
( ) verdadeira.
( ) parcialmente verdadeira.
Questão 4 – No segmento “[…] exemplares da ararinha-azul podem ser encontrados apenas com criadores […]”, o termo grifado indica:
( ) restrição.
( ) inclusão.
( ) exclusão.
Questão 5 – Sublinhe a seguir a expressão que retoma a ararinha-azul:
“[…] o maior criador e reprodutor dessa espécie no mundo está localizado em Rüdersdorf […]”
Questão 6 – De acordo com o texto, onde “estão 146 das cerca de 160 ararinhas-azuis que existem no mundo”?
( ) em Rüdersdorf.
( ) em Berlim.
( ) no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Questão 7 – Na parte “[…] reintroduzir as primeiras ararinhas-azuis em seu habitat: a caatinga.”, o elemento grifado exprime:
( ) negação.
( ) repetição.
( ) afastamento.
Questão 8 – Identifique o ano em que o texto sobre extinção foi escrito:
( ) 2018.
( ) 2019.
( ) nenhuma das alternativas anteriores.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.