Início Série6º ano Interpretação de texto: As plantas dormem – 6º ano

Interpretação de texto: As plantas dormem – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o ato de “dormir” das plantas. As flores se abrem pela manhã e se fecham à noite. Você já reparou como isso acontece? Será que elas estão dormindo? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

As plantas dormem?

    As flores se abrem pela manhã e se fecham à noite. Você já reparou como isso acontece? Será que elas estão dormindo?

    Sim! Elas “dormem” à noite! E o que faz elas dormirem é o ritmo circadiano, assim como acontece com os humanos.

    O ritmo circadiano dos seres vivos dura, aproximadamente, 24 horas, ou seja, acompanha o movimento de rotação da Terra.

    Isso quer dizer que as plantas, os animais e o organismo dos humanos reconhecem que a noite é o período para descansar, e o dia é o período para ficar acordado e realizar atividades.

    Então, quando dizemos que as plantas estão “dormindo”, é porque elas interrompem certos processos que só fazem com a luz do sol, durante o dia.

    Luz e escuridão desencadeiam nas plantas mecanismos para produzir substâncias que controlam o crescimento e o desenvolvimento.

    As plantas podem não ser capazes de se levantar e caçar alimentos, mas, durante o dia, elas se movem ligeiramente para maximizar sua exposição à energia solar.

    Elas absorvem a luz do sol para fazer energia através da fotossíntese e à noite voltam sua atenção para metabolizar a energia e usá-la para crescer.

Verônica Soares. Disponível em:
<https://minasfazciencia.com.br/infantil/>.
(Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem do texto:

“O ritmo circadiano dos seres vivos dura, aproximadamente, 24 horas, ou seja, acompanha o movimento de rotação da Terra.”

O trecho destacado é:

(     ) uma suposição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

 

Questão 2 – Em “Isso quer dizer que as plantas […]”, o vocábulo grifado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 3 – A autora dirige-se diretamente ao leitor no fragmento:

(     ) “Você já reparou como isso acontece?”

(     ) “[…] e o dia é o período para ficar acordado e realizar atividades.”

(     ) “As plantas podem não ser capazes de se levantar e caçar alimentos […]”

 

Questão 4 – No quinto parágrafo do texto, a palavra “dormindo” está entre aspas porque:

(     ) foi escrita incorretamente.

(     ) foi empregada com sentido figurado.

(     ) é um exemplo da linguagem informal.

 

Questão 5 – Observe:

“Luz e escuridão desencadeiam nas plantas mecanismos para produzir substâncias que controlam o crescimento e o desenvolvimento.”

O verbo “desencadeiam” poderia ser substituído por:

(     ) “separam”.

(     ) “estimulam”.

(     ) “transformam”.

 

Questão 6 – No segmento “[…] elas se movem ligeiramente para maximizar sua exposição à energia solar.”, o termo destacado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Na parte “Elas absorvem a luz do sol para fazer energia através da fotossíntese e à noite voltam sua atenção para metabolizar a energia […]”, a palavra sublinhada indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contradizem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

6 comentários

Guiomar 30 de novembro - 14:41

Amei esse texto. Vou colocá-lo no meu planejamento para 2022.
Muito Obrigada!!!

Responder
Denyse Lage Fonseca 3 de dezembro - 14:53

Oi, Guiomar!

Amamos saber disso!

Agradecemos a presença e o comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder
rogéria 4 de novembro - 6:46

Gostei muito da atividade! Leve, interessante e instrutiva!

Responder
Denyse Lage Fonseca 4 de novembro - 10:17

Oi, Rogéria!

A sua avaliação engrandece imensamente a atividade! Muito obrigada por registrá-la!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Ana Mendes 10 de junho - 11:04

Bom dia. Sou professora de espanhol, mas a mãe de uma aluna me pediu para ajudá-la também com português. Não poderia ter aceitado o desafio sem a ajuda de vocês. De coração, obrigada.

Responder
Denyse Lage Fonseca 10 de junho - 14:49

Oi, professora Ana!

O Acessaber fará parte de seu desafio profissional! Isso nos motiva demais! Desejamos muito sucesso!

Agradecemos, também de coração, a presença e o comentário, que tanto valoriza o nosso trabalho!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário