Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o ato de “dormir” das plantas. As flores se abrem pela manhã e se fecham à noite. Você já reparou como isso acontece? Será que elas estão dormindo? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: As plantas dormem – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: As plantas dormem – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: As plantas dormem – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
As plantas dormem?
As flores se abrem pela manhã e se fecham à noite. Você já reparou como isso acontece? Será que elas estão dormindo?
Sim! Elas “dormem” à noite! E o que faz elas dormirem é o ritmo circadiano, assim como acontece com os humanos.
O ritmo circadiano dos seres vivos dura, aproximadamente, 24 horas, ou seja, acompanha o movimento de rotação da Terra.
Isso quer dizer que as plantas, os animais e o organismo dos humanos reconhecem que a noite é o período para descansar, e o dia é o período para ficar acordado e realizar atividades.
Então, quando dizemos que as plantas estão “dormindo”, é porque elas interrompem certos processos que só fazem com a luz do sol, durante o dia.
Luz e escuridão desencadeiam nas plantas mecanismos para produzir substâncias que controlam o crescimento e o desenvolvimento.
As plantas podem não ser capazes de se levantar e caçar alimentos, mas, durante o dia, elas se movem ligeiramente para maximizar sua exposição à energia solar.
Elas absorvem a luz do sol para fazer energia através da fotossíntese e à noite voltam sua atenção para metabolizar a energia e usá-la para crescer.
Verônica Soares. Disponível em:
<https://minasfazciencia.com.br/infantil/>.
(Com cortes e adaptações).
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem do texto:
“O ritmo circadiano dos seres vivos dura, aproximadamente, 24 horas, ou seja, acompanha o movimento de rotação da Terra.”
O trecho destacado é:
( ) uma suposição.
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
Questão 2 – Em “Isso quer dizer que as plantas […]”, o vocábulo grifado:
( ) retoma uma informação.
( ) anuncia uma informação.
( ) complementa uma informação.
Questão 3 – A autora dirige-se diretamente ao leitor no fragmento:
( ) “Você já reparou como isso acontece?”
( ) “[…] e o dia é o período para ficar acordado e realizar atividades.”
( ) “As plantas podem não ser capazes de se levantar e caçar alimentos […]”
Questão 4 – No quinto parágrafo do texto, a palavra “dormindo” está entre aspas porque:
( ) foi escrita incorretamente.
( ) foi empregada com sentido figurado.
( ) é um exemplo da linguagem informal.
Questão 5 – Observe:
“Luz e escuridão desencadeiam nas plantas mecanismos para produzir substâncias que controlam o crescimento e o desenvolvimento.”
O verbo “desencadeiam” poderia ser substituído por:
( ) “separam”.
( ) “estimulam”.
( ) “transformam”.
Questão 6 – No segmento “[…] elas se movem ligeiramente para maximizar sua exposição à energia solar.”, o termo destacado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Na parte “Elas absorvem a luz do sol para fazer energia através da fotossíntese e à noite voltam sua atenção para metabolizar a energia […]”, a palavra sublinhada indica:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contradizem.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
6 comentários
Amei esse texto. Vou colocá-lo no meu planejamento para 2022.
Muito Obrigada!!!
Oi, Guiomar!
Amamos saber disso!
Agradecemos a presença e o comentário!
Volte sempre!
Denyse
Gostei muito da atividade! Leve, interessante e instrutiva!
Oi, Rogéria!
A sua avaliação engrandece imensamente a atividade! Muito obrigada por registrá-la!
Volte sempre!
Denyse
Bom dia. Sou professora de espanhol, mas a mãe de uma aluna me pediu para ajudá-la também com português. Não poderia ter aceitado o desafio sem a ajuda de vocês. De coração, obrigada.
Oi, professora Ana!
O Acessaber fará parte de seu desafio profissional! Isso nos motiva demais! Desejamos muito sucesso!
Agradecemos, também de coração, a presença e o comentário, que tanto valoriza o nosso trabalho!
Volte sempre!
Denyse