Início Série5º ano Interpretação de texto: Por que choramos ao cortar cebola – 5º ano

Interpretação de texto: Por que choramos ao cortar cebola – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o ato de chorar ao cortar cebola. Você sabe por que isso acontece? Vamos entender? Para isso, leia com atenção o texto explicativo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Por que choramos ao cortar cebola?

    Não importa quem está no comando das artes culinárias, mesmo o mais bravo dos mestres-cucas se debulha em lágrimas diante de uma cebola! Se você já passou pela experiência de cortar uma, sabe que não se trata de emoção de cozinheiro e, sim, de ardência nos olhos mesmo. Mas por que a cebola faz qualquer um chorar?

    A explicação está na química. Dentro das células da cebola, existem compostos de uma substância chamada enxofre, que é responsável pelo cheiro característico do vegetal. Quando as células se rompem pela ação da faca, esses compostos se transformam em gases que são liberados no ar e chegam até os nossos olhos, fazendo-os arder.

    Sentimos o desconforto na visão porque os gases liberados pela cebola se transformam em ácido, quando entram em contato com a lágrima natural que lubrifica nossos olhos. Como o tal ácido é um composto estranho para o corpo, nosso organismo dá um jeito de se proteger: ativa as nossas glândulas lacrimais – os nossos, digamos, para-brisas oculares –, que produzem mais lágrimas para lavar a irritação e expulsar o ácido indesejado.

    Quer dizer que toda vez que precisamos cortar uma cebola vai ser um chororô? Nada disso! Aqui vai uma dica preciosa que você pode espalhar para os adultos: lave bem a cebola e corte-a debaixo da torneira. Desse modo, o ácido vai se formar quando entrar em contato com a água e não com os seus olhos. Mas é preciso ser ágil para evitar o desperdício desse líquido tão precioso!

Alexandre Leiras Gomes.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 218. 
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto tem o objetivo:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) ensinar a preparar uma receita.

 

Questão 2 – Segundo o autor do texto, os compostos de enxofre, presentes nas células da cebola, transformam-se em gases quando:

(     ) “são liberados no ar”.

(     ) “chegam até os nossos olhos”.

(     ) “as células se rompem pela ação da faca”.

 

Questão 3 – Em “Sentimos o desconforto na visão porque os gases liberados pela cebola se transformam em ácido […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “mas”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 4 – Releia este fragmento:

Como o tal ácido é um composto estranho para o corpo, nosso organismo dá um jeito de se proteger […]”

O trecho destacado é:

(     ) a causa de um fato.

(     ) a finalidade de um fato.

(     ) a consequência de um fato.

 

Questão 5 – Em “[…] produzem mais lágrimas para lavar a irritação e expulsar o ácido indesejado.”, o texto se refere:

 

 

Questão 6 – No segmento “Quer dizer que toda vez que precisamos cortar uma cebola vai ser um chororô?”, o termo grifado é um exemplo da linguagem:

(     ) culto.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 7 – Na dica dada no texto, “[…] lave bem a cebola e corte-a debaixo da torneira.”, a palavra sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Na passagem “Mas é preciso ser ágil para evitar o desperdício desse líquido tão precioso!”, o autor do texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) dá uma ordem.

(     ) exprime um desejo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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