Interpretação de texto, “Eva Furnari”, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O texto trata, conforme evidencia o título, da vida profissional de Eva Furnari, uma das principais figuras da literatura para crianças.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para imprimir em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Eva Furnari – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Eva Furnari – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Eva Furnari – 1º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Eva Furnari
Eva Furnari – Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-Ia envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios…
Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLlJ.
Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de “Melhor Ilustração” – Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) – setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
Disponível em: http://caracal.imaginaria.cam.
Questão 1 – Identifique o gênero do texto lido e a finalidade a que se presta:
Questão 2 – Há o predomínio no texto de sequências do tipo:
a) Expositivo
b) Argumentativo
c) Descritivo
d) Narrativo
Justifique a sua resposta:
Questão 3 – Transcreva do texto a definição para as histórias não verbais:
Questão 4 – Identifique o objetivo da citação das premiações recebidas por Eva Furnari:
Questão 5 – Explicite a ideia sugerida pelos conectores destacados:
a) “[…] publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens.”.
b) “No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.”.
Questão 6 – Identifique os referentes das formas pronominais sublinhadas:
a) “[…] estampas e não causa estranhamento algum imaginá-Ia envolvida com cores, lápis […]”.
b) “[…] desenhando mundos e personagens para habitá-Ios…”.
c) “[…] recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de “Melhor Ilustração” […]”.
Questão 7 – Associe:
Trechos do texto:
- “Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo.”
- “[…] envolvida com cores, lápis e pincéis […]”.
- “Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios […]”.
Justificativas para o emprego da vírgula:
( ) Enumeração de aspectos.
( ) Inversão na ordem dos termos
( ) Antes de gerúndio
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
1 comentário
Biografia muito rica!