Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gato e a raposa. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre depreciando o compadre. Vamos conhecer a história desses dois? Então, leia-a com muita atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O gato e a raposa – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O gato e a raposa – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O gato e a raposa – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O gato e a raposa
O gato e a raposa andavam a correr o mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre depreciando o compadre.
— Afinal de contas, amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é muito inteligente. Será verdade?
— Sei subir rapidamente em árvores, é o que me basta. — disse o gato. Vivo muito bem assim. Os cachorros nunca vão me pegar.
A raposa deu sorriso matreiro:
— Você só sabe isso? Pois eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, escondo-me nas folhas secas, nas moitas, corro em ziguezague, disfarço minhas pegadas, sei esconder-me atrás de árvores…
Ela continuaria enumerando todos os seus truques se não ouvisse uma matilha de cães chegando. O gato, mais do que rápido, subiu na árvore mais próxima.
A raposa, perseguida de perto, começou a pôr em prática todos os seus truques mirabolantes… Mas tudo foi em vão. Os cachorros acabaram por alcançá-la.
E, lá de cima da árvore, bem seguro, o gato pensou:
— Pobre comadre raposa! É sempre preferível saber bem uma só coisa, a saber mal 99 coisas diversas. Sempre desconfiei das estratégias complicadas. A melhor solução para um problema pode ser a mais simples.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/2020-10-31/o-gato-e-a-raposa.htm>.
Questões
Questão 1 – O texto sobre o gato e a raposa é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – A fala “Vivo muito bem assim. Os cachorros nunca vão me pegar.” é:
( ) do gato.
( ) da raposa.
( ) do narrador da história.
Questão 3 – Na passagem “— Sei subir rapidamente em árvores, é o que me basta.”, o termo sublinhado foi usado para indicar:
( ) modo.
( ) tempo.
( ) intensidade.
Questão 4 – Grife os verbos que exprimem as façanhas da raposa:
“Finjo-me de morta, escondo-me nas folhas secas, nas moitas, corro em ziguezague, disfarço minhas pegadas […]”
Questão 5 – No segmento “Ela continuaria enumerando todos os seus truques se não ouvisse uma matilha de cães chegando.”, o vocábulo sublinhado:
( ) retoma a raposa.
( ) anuncia a raposa.
( ) caracteriza a raposa.
Questão 6 – Releia este fragmento da história:
“A raposa, perseguida de perto, começou a pôr em prática todos os seus truques mirabolantes… Mas tudo foi em vão.”
O fato destacado:
( ) conclui o fato anterior.
( ) justifica o fato anterior.
( ) contrasta-se com o fato anterior.
Questão 7 – Pode-se dizer que “truques mirabolantes” são truques:
( ) esquisitos.
( ) atrapalhados.
( ) surpreendentes.
Questão 8 – A história encerra-se com:
( ) um desejo do gato.
( ) uma dúvida do gato.
( ) um ensinamento do gato.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.