Início Série5º ano Interpretação de texto: O gato e a raposa – 5º ano

Interpretação de texto: O gato e a raposa – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o gato e a raposa. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre depreciando o compadre. Vamos conhecer a história desses dois? Então, leia-a com muita atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O gato e a raposa

    O gato e a raposa andavam a correr o mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre depreciando o compadre.

    — Afinal de contas, amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é muito inteligente. Será verdade?

    — Sei subir rapidamente em árvores, é o que me basta. — disse o gato. Vivo muito bem assim. Os cachorros nunca vão me pegar.

    A raposa deu sorriso matreiro:

    — Você só sabe isso? Pois eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, escondo-me nas folhas secas, nas moitas, corro em ziguezague, disfarço minhas pegadas, sei esconder-me atrás de árvores…

    Ela continuaria enumerando todos os seus truques se não ouvisse uma matilha de cães chegando. O gato, mais do que rápido, subiu na árvore mais próxima.

    A raposa, perseguida de perto, começou a pôr em prática todos os seus truques mirabolantes… Mas tudo foi em vão. Os cachorros acabaram por alcançá-la.

    E, lá de cima da árvore, bem seguro, o gato pensou:

    — Pobre comadre raposa! É sempre preferível saber bem uma só coisa, a saber mal 99 coisas diversas. Sempre desconfiei das estratégias complicadas. A melhor solução para um problema pode ser a mais simples.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2020-10-31/o-gato-e-a-raposa.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O texto sobre o gato e a raposa é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – A fala “Vivo muito bem assim. Os cachorros nunca vão me pegar.” é:

(     ) do gato.

(     ) da raposa.

(     ) do narrador da história.

 

Questão 3 – Na passagem “— Sei subir rapidamente em árvores, é o que me basta.”, o termo sublinhado foi usado para indicar:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 4 – Grife os verbos que exprimem as façanhas da raposa:

“Finjo-me de morta, escondo-me nas folhas secas, nas moitas, corro em ziguezague, disfarço minhas pegadas […]”

 

Questão 5 – No segmento “Ela continuaria enumerando todos os seus truques se não ouvisse uma matilha de cães chegando.”, o vocábulo sublinhado:

(     ) retoma a raposa.

(     ) anuncia a raposa.

(     ) caracteriza a raposa.

 

Questão 6 – Releia este fragmento da história:

“A raposa, perseguida de perto, começou a pôr em prática todos os seus truques mirabolantes… Mas tudo foi em vão.”

 O fato destacado:

(     ) conclui o fato anterior.

(     ) justifica o fato anterior.

(     ) contrasta-se com o fato anterior.

 

Questão 7 – Pode-se dizer que “truques mirabolantes” são truques:

(     ) esquisitos.

(     ) atrapalhados.

(     ) surpreendentes.

 

Questão 8 – A história encerra-se com:

(     ) um desejo do gato.

(     ) uma dúvida do gato.

(     ) um ensinamento do gato.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário