Atividade de interpretação de texto que pode ser aplicada a alunos do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto “O homem e os gnomos”.
Ela está disponível para download em formato Word (modelo que pode ser modificado), em formato PDF (pronto para imprimir) e pronto para imprimir.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O homem e os gnomos – 3º ao 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O homem e os gnomos – 3º ao 5º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O homem e os gnomos – 3º ao 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Atividade de interpretação de texto
O homem e os gnomos
Há muito tempo, vivia em uma aldeia um homem dorminhoco.
Um dia saiu para caçar e encontrou gnomos brincando na floresta. No mesmo instante ficaram amigos e eles lhe ofereceram uma bebida. Assim que bebeu, o homem ficou com sono e dormiu.
Ao acordar, as árvores da floresta pareciam muito mais altas. Passou a mão pelo rosto e se assustou. Seu cabelo e sua barba estavam enormes!
Depois de algum tempo voltou para a aldeia. Ao chegar lá, não reconheceu ninguém. Não tinha para onde ir e ficou vagando pelas ruas.
Passados alguns dias, uma velha se aproximou e disse que fazia vinte anos que ele tinha desaparecido na floresta.
A bebida dos gnomos era mágica e ele tinha dormido vinte anos em uma só noite!
Inspirado no conto “Rip Van Winkle”, de Washington Irving.
Interpretação de texto
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Qual é o tema do texto?
R:
3) Quantos parágrafos tem o texto?
R:
4) Quem é o personagem principal?
R:
5) Quais são os personagens da história?
R:
6) Onde se passa a história?
R:
7) Quantas frases há no texto?
R:
8) Quem é o autor?
R:
9) O que o personagem principal tinha a intenção de fazer quando saiu de casa? E o que acabou acontecendo?
R:
10) Por que quando o homem acordou seu cabelo, sua barba e as arvores estavam maiores?
R:
11) Quem explicou o que havia acontecido ao personagem?
R:
1 comentário
bom dia.obrigado pelas idéias, pra nós professores é sempre necessário novidades.