Início Série5º ano Interpretação de texto: Macaco amigo – 5º ano

Interpretação de texto: Macaco amigo – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o macaco amigo. Que macaco será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Macaco amigo

    O cuxiú-preto é um macaco único, gosta de comer alimentos diferentes dos outros primatas e tem uma aparência…

    Como o próprio nome indica, a maior parte do seu pelo é preto. Tem um rabo comprido e peludo que, para muitos, mais parece um espanador. Passa o dia se deslocando rapidamente pelas copas de árvores altas, em busca de comida: flores, brotos, insetos, aranhas e frutas.

    Dos frutos, o cuxiú-preto gosta mesmo é das sementes quando ainda estão verdes e macias. Para conseguir abrir as frutas ainda verdes, ele usa os dentes caninos, que são grandes e inclinados para frente, e conta também com a ajuda dos músculos da face, que são bem fortes. Esses grandes músculos em volta da cara formam, no alto de sua cabeça, duas pontas cobertas de pelo. No queixo, tem uma barba grossa – essas características estão presentes tanto nas fêmeas como nos machos.

    O cuxiú-preto é veloz e arisco, salta depressa e foge de qualquer um que tente se aproximar. Por isso, não é fácil avistá-lo. Os pesquisadores sabem, no entanto, que essa espécie vive em grupos grandes, com até 40 indivíduos, e nos quais o número de machos e fêmeas é bem equilibrado. […]

    […] Os machos são particularmente camaradas entre si, ficam bastante juntos e aparentam ser muito tolerantes com as brincadeiras dos filhotes. Não são os machos, porém, que cuidam dos pequenos macacos. Isso é tarefa das mães, que os amamentam e os carregam agarrados ao pelo até se tornarem independentes.

    Além de serem bons amigos entre si, os cuxiús se dão bem com outras espécies, podendo passar muitos dias viajando junto com o macaco-prego e o macaco-de-cheiro, por exemplo. Para os pesquisadores, essa pode ser uma maneira que eles encontraram de reforçar a vigilância. […] A companhia de outros primatas também pode ser útil para localizar comida.

    O desmatamento e a destruição das matas onde mora o cuxiú-preto são grandes ameaças à espécie. Além disso, ele é caçado, porque há quem goste de comer a sua carne e quem venda – pasme! – seu rabo como espanador. O desafio dos pesquisadores é saber o que fazer para preservar esse macaco amigo. […]

Liza M. Veiga e Iran Veiga.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 207. (Com cortes).
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Tem um rabo comprido e peludo que, para muitos, mais parece um espanador.”, os autores do texto referem-se:

(     ) ao cuxiú-preto.

(     ) ao macaco-prego.

(     ) ao macaco-de-cheiro.

 

Questão 2 – Em “Passa o dia se deslocando rapidamente pelas copas de árvores altas […]”, o termo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Segundo o texto, é difícil avistar o cuxiú-preto. Por quê?

R:

 

Questão 4 – O trecho “Esses grandes músculos em volta da cara formam, no alto de sua cabeça, duas pontas cobertas de pelo.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, as mães têm a tarefa de:

(     ) cuidar dos filhotes.

(     ) brincar com os macacos pequenos.

(     ) ser camaradas com os membros do grupo.

 

Questão 6 – No segmento “A companhia de outros primatas também pode ser útil para localizar comida.”, o vocábulo grifado exprime:

(     ) destino.

(     ) finalidade. 

(     ) conclusão.

 

Questão 7 – Os autores do texto apresentam os fatores que representam ameaças à vida do cuxiú-preto. Identifique-os:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário