Início Série5º ano Interpretação de texto: O cavalo descontente – 5º ano

Interpretação de texto: O cavalo descontente – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cavalo descontente. Por que ele era descontente, hein? Vamos descobrir? Para tanto, leia com muita atenção a reflexiva história! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O cavalo descontente

    Era uma vez um cavalo que, em pleno inverno, desejava o regresso da primavera. De fato, ainda que agora descansasse tranquilamente no estábulo, via-se obrigado a comer palha seca.

    — Ah, como sinto saudades de comer a erva fresca que nasce na primavera! — dizia o pobre animal.

    A primavera chegou e o cavalo teve sua erva fresca, mas começou a trabalhar bastante porque era época da colheita.

    — Quando chegará o verão? Já estou farto de passar o dia inteiro puxando o arado! —lamentava-se o cavalo.

    Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte.

    — Oh, o outono! Estou ansioso pela chegada do outono! — dizia mais uma vez o cavalo, convencido de que naquela estação terminariam seus males.

    Mas no outono teve que carregar lenha para que seu dono estivesse preparado para enfrentar o inverno. E o cavalo não parava de queixar-se e de sofrer.

    Quando o inverno chegou novamente, e o cavalo pôde finalmente descansar, compreendeu que tinha sido fantasioso tentar fugir do momento presente e refugiar-se na quimera do futuro. Essa não é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho.

    É melhor descobrir o que a vida tem de bom momento a momento, vivendo o presente da melhor forma possível.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2001-06-08/o-cavalo-descontente.htm>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Segundo a história, o cavalo queria no inverno a volta da primavera para:

(     ) comer palha seca.

(     ) comer erva fresca.

(     ) descansar no estábulo.

 

Questão 2 – Em “— Quando chegará o verão?”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do cavalo.

(     ) marca o começo da fala do cavalo.

(     ) indica um suspense na fala do cavalo.

 

Questão 3 – Na passagem “Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “contudo”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 4 – De acordo com o narrador, o cavalo estava certo de que seus males terminariam:

(     ) no verão.

(     ) no outono.

(     ) no inverno.

 

Questão 5 – Releia o segmento abaixo:

“Mas no outono teve que carregar lenha para que seu dono estivesse preparado para enfrentar o inverno.”

A expressão grifada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – Na parte “Quando o inverno chegou novamente […]”, o termo destacado foi usado para indicar uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – No fragmento “Essa não é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho.”, a que forma o narrador se refere?

R:

 

Questão 8 – No trecho “É melhor descobrir o que a vida tem de bom momento a momento, vivendo o presente da melhor forma possível.”, o narrador expressa:

(     ) uma ordem.

(     ) um ensinamento.

(     ) uma advertência.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário