Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a raposa e o corvo. Segundo a história, o corvo estava no alto de uma árvore com um belo pedaço de queijo no bico. Até que apareceu a raposa… Faminta como estava, teve uma ideia para pegar aquele apetitoso queijo… Que ideia foi essa, hein? Será que deu certo? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
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PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
A raposa e o corvo
Era uma manhã quente e o corvo estava descansando no alto de um ramo de azinheira (tipo de carvalho). Sentia-se muito bem à sombra, e tinha no bico um belo pedaço de queijo. Como estava contente!
— Ah, isso é que é vida! — dizia, regozijando-se. Piscava os olhos com deleite e franzia o nariz para poder, desse modo, cheirar melhor o saboroso manjar.
Entretanto, uma raposa estava ao pé da azinheira. Cheia de fome, ficava imaginando uma forma de roubar o queijo. Hum! Como cheirava bem! Seu aroma era irresistível. Conhecia bem o ponto fraco do outro e, por isso, teve uma ideia.
— Oh, amigo corvo! — disse. Há quanto tempo não o ouço cantar! Que é que se passa? Não me diga que perdeu a bela voz?
— Não, claro que não! Espere um pouco que já lhe mostro, amiga raposa!
O corvo, levado pela sua vaidade, abriu o bico, pois de outra forma não conseguiria cantar. E, nesse mesmo instante, o queijo escapou e caiu no chão. A raposa, que se encontrava bem atenta, apoderou-se do suculento num abrir e fechar de olhos, dizendo:
— Estas são as consequências de dar ouvidos aos elogios, amigo corvo!
A raposa foi-se embora tranquilamente, sem sequer olhar para trás. Enquanto o corvo, no lugar que ocupava, dava saltos de indignação. Veja você o que pode fazer um elogio no momento oportuno.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2000-11-08/a-raposa-e-o-corvo.htm>.
Questões
Questão 1 – O texto sobre a raposa e o corvo é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma notícia.
Questão 2 – Na passagem “Sentia-se muito bem à sombra, e tinha no bico um belo pedaço de queijo.”, o narrador refere-se:
Questão 3 – Na parte “Piscava os olhos com deleite […]”, a expressão grifada indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – Em “Como cheirava bem!”, a palavra destacada foi usada para:
( ) comparar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 5 – Segundo o narrador, a raposa, desejosa de ter o queijo, teve uma ideia porque:
( ) estava com muita fome.
( ) sabia bem do ponto fraco do corvo.
( ) estava ao pé da árvore onde descansava o corvo.
Questão 6 – Sublinhe o termo que retoma o corvo neste segmento do texto:
“Há quanto tempo não o ouço cantar!”
Questão 7 – Releia este fragmento do texto:
“O corvo, levado pela sua vaidade, abriu o bico, pois de outra forma não conseguiria cantar.”
O fato grifado é:
( ) a causa do fato anterior.
( ) a finalidade do fato anterior.
( ) a consequência do fato anterior.
Questão 8 – Os parênteses contêm:
( ) um exemplo.
( ) uma conclusão.
( ) uma explicação.
Questão 9 – No último parágrafo da história, há um comentário do narrador. Identifique-o:
( ) “A raposa foi-se embora tranquilamente, sem sequer olhar para trás.”
( ) “Enquanto o corvo, no lugar que ocupava, dava saltos de indignação.”
( ) “Veja você o que pode fazer um elogio no momento oportuno.”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.