Início Série5º ano Interpretação de texto: O ursinho e o mel – 5º ano

Interpretação de texto: O ursinho e o mel – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o ursinho e o mel. Passava o dia inteiro a meter o focinho em colmeias, onde o mel estava armazenado pelas abelhas. Sua mãe não parava de avisá-lo […] O que será que aconteceu com esse ursinho, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção a história! Depois, responda às questões interpretativas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas:

O ursinho e o mel

    O ursinho era louco por mel. Se dependesse dele, comeria todo o mel que existe no mundo. Passava o dia inteiro a meter o focinho em colmeias, onde o mel estava armazenado pelas abelhas. Sua mãe não parava de avisá-lo:

    — Ursinho, não se meta onde não é chamado, senão um belo dia você vai levar um ferroada.

    O ursinho não dava importância às sábias palavras de sua mãe. Sua vontade de comer mel era maior que tudo. Assim, ele continuava a farejar de colmeia em colmeia. As abelhas eram bondosas, e até compreendiam o bom gosto do ursinho. Mas, na verdade, o travesso já estava abusando, pois comia num instante grande quantidade de mel, que as abelhas levavam tempo para fazer com esforço.

    Finalmente, quando elas perceberam que com bons modos não conseguiam dissuadi-lo da sua gula, decidiram dar-lhe uma lição. Uma forte ferroada no nariz… e o ursinho cheio de dores desatou a correr pelo prado, em direção à casa.

    O ursinho guloso passou dois dias de cama, sofrendo dores no nariz.

    — Bem que eu havia avisado, ursinho! Mas você não me obedeceu… — dizia a mãe, pesarosa pela teimosia do filho.

    Aonde as palavras não chegam, uma forte ferroada resolve. Não é verdade, amiguinho?

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2001-03-08/o-ursinho-e-o-mel.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Passava o dia inteiro a meter o focinho em colmeias, onde o mel estava armazenado pelas abelhas.”, o narrador refere-se:

 

 

Questão 2 – De acordo com a história, “O ursinho não dava importância às sábias palavras de sua mãe”. Por quê?

R:

 

Questão 3 – No segmento “[…] o travesso já estava abusando, pois comia num instante grande quantidade de mel […]”, a expressão sublinhada:

(     ) chama o ursinho.

(     ) retoma o ursinho.

(     ) apresenta o ursinho.

 

Questão 4 – Em “Finalmente, quando elas perceberam que com bons modos não conseguiam dissuadi-lo da sua gula, decidiram dar-lhe uma lição.”, o termo destacado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Releia este fragmento da história:

“Uma forte ferroada no nariz… e o ursinho cheio de dores desatou a correr pelo prado, em direção à casa.”

Esse fragmento é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 6 – Grife o adjetivo que caracteriza o ursinho nesta parte da história:

 “O ursinho guloso passou dois dias de cama, sofrendo dores no nariz.”

 

Questão 7 – Na fala da mãe do ursinho “— Bem que eu havia avisado, ursinho! Mas você não me obedeceu…”, a palavra sublinhada indica:

(     ) um fato que justifica outro.

(     ) um fato que se soma a outro.

(     ) um fato que se contrasta com outro.

 

Questão 8 – Em “Aonde as palavras não chegam, uma forte ferroada resolve. Não é verdade, amiguinho?”, o narrador dirige-se ao leitor, expressando:

(     ) um desejo.

(     ) uma dúvida.

(     ) um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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