Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre três cãezinhos e três rãs. Vamos conhecer a história desses amigos? Para isso, leia com atenção o texto O bom tempo e a chuva! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O bom tempo e a chuva – 5º ano – Modelo editável
- Pdf: Interpretação de texto: O bom tempo e a chuva – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O bom tempo e a chuva – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O bom tempo e a chuva
Havia uma linda escola, num povoado distante. Era frequentada por três cãezinhos e três rãs. Eram bons amigos e iam sempre juntos para a escola, com muita pontualidade.
Às vezes, começavam a discutir antes de chegar à escola. Se o dia amanhecia chuvoso, as rãs ficavam contentes. Em compensação, os cachorrinhos torciam o focinho.
— Oba! Vamos mergulhar nas pocinhas de água que a chuva faz pelos caminhos! Que frescura e que bem-estar eu sinto! — dizia uma das rãs.
— Bah! Para mim é um dia perdido. A chuva me deixa deprimido. — respondia um dos cachorrinhos.
Quando o dia amanhecia ensolarado, acontecia justamente o contrário: os cãezinhos ficavam felizes, e as rãzinhas sentiam-se tristes, pois já previam o calor e a seca que iria torturá-las.
Quando estariam contentes tanto os cãezinhos como as pequenas rãs? Muito simples! Nos dias que amanheciam cinzentos e nebulosos, mas sem chuva, o que acontecia com frequência naquela região da serra onde viviam eles.
Seria bem melhor se aceitássemos a vida como ela é. Assim nunca nos sentiríamos infelizes.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2019-08-31/o-bom-tempo-e-a-chuva.htm>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia esta passagem da história:
“Eram bons amigos e iam sempre juntos para a escola, com muita pontualidade.”
Nessa passagem, o narrador refere-se:
Questão 2 – Segundo a história, os cachorrinhos e as rãs estariam contentes juntos:
( ) em dias de chuva.
( ) em dias ensolarados.
( ) em dias nublados, mas sem chuva.
Questão 3 – No trecho “Às vezes, começavam a discutir antes de chegar à escola.”, a expressão grifada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 4 – No segmento “— Oba! Vamos mergulhar nas pocinhas de água que a chuva faz pelos caminhos!”, o termo destacado exprime o sentimento de:
( ) alívio.
( ) alegria.
( ) surpresa.
Questão 5 – Em “— Bah! Para mim é um dia perdido.”, o travessão:
( ) anuncia a fala de um dos cachorrinhos.
( ) indica o começo da fala de um dos cachorrinhos.
( ) marca a continuidade da fala de um dos cachorrinhos.
Questão 6 – Em “[…] as rãzinhas sentiam-se tristes, pois já previam o calor e a seca que iria torturá-las.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “mas”.
( ) “porque”.
( ) “por isso”.
Questão 7 – Grife a palavra que retoma os cãezinhos e as pequenas rãs a seguir:
“[…] o que acontecia com frequência naquela região da serra onde viviam eles.”
Questão 8 – Em “Seria bem melhor se aceitássemos a vida como ela é. Assim nunca nos sentiríamos infelizes.”, o narrador dirige-se ao leitor para expressar:
( ) um opinião.
( ) uma ordem.
( ) uma hipótese.
Questão 9 – A história foi construída em uma linguagem:
( ) formal.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.