Início Série5º ano Interpretação de texto: Era uma vez – Charles Darwin – 5º ano

Interpretação de texto: Era uma vez – Charles Darwin – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre Charles Darwin. Darwin gostava mesmo era de bichos. Ele colecionava tudo quanto é bicho! Vamos saber mais a respeito da vida de Darwin? Para isso, leia com muita atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

Era uma vez…

    Um homem muito curioso chamado Charles Darwin. A curiosidade de Darwin veio desde quando ele era criança. E ele foi criança há mais de 200 anos. Ele nasceu na Inglaterra em 1809. Então não matava a curiosidade no Google ou em outros cantos da internet. Também não tinha celular, não assistia a TV, ouvia rádio e nem fazia grande parte das coisas com que a gente está acostumada hoje. A vida era muito diferente.

    Darwin gostava mesmo era de bichos. Ele colecionava tudo quanto é bicho! Em algum momento da sua vida, virou fanático por besouros. Ele tinha praticamente todas as espécies de besouros da Inglaterra. Mas um dia, em uma viagem grande de navio, ele chegou ao Brasil e descobriu nossas florestas e animais. Logo desistiu de terminar a coleção, porque percebeu o tanto de besouros diferentes que tinha por aí!

    Não foi só isso que ele percebeu nessa viagem, que começou em 1831 e durou uns cinco anos. Ele conheceu ilhas e países da América do Sul, observou e estudou vários animais e a natureza por ali. Por causa desses estudos, Darwin mudou para sempre como a ciência vê a vida.

Luiza Lages. “Fragmento de: “A descoberta da Evolução e outras histórias de Darwin”. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/infantil/2020/10/26/evolucao-e-darwin/>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o assunto do texto:

(     ) besouros.

(     ) Charles Darwin.

(     ) América do Sul.

 

Questão 2 – Releia:

“[…] Darwin mudou para sempre como a ciência vê a vida”

Isso porque ele:

(     ) era muito curioso.

(     ) era fanático por besouros.

(     ) estudou vários animais e a natureza da América do Sul.

 

Questão 3 – Na frase “Ele nasceu na Inglaterra em 1809.”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Em “Também não tinha celular, não assistia a TV, ouvia rádio e nem fazia […]”, o termo “e” exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) conclusão.

 

Questão 5 – Aponte a parte do texto que contém uma comparação:

(     ) “A curiosidade de Darwin veio desde quando ele era criança.”

(     ) “A vida era muito diferente.”

(     ) “Darwin gostava mesmo era de bichos.”

 

Questão 6 – No segmento “[…] grande parte das coisas com que a gente está acostumada hoje.”, a expressão destacada é marca da linguagem:

(     ) formal.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 7 – Sublinhe os verbos nesta passagem do texto:

“[…] ele chegou ao Brasil e descobriu nossas florestas e animais.”

Os verbos sublinhados exprimem:

(     ) ações de Darwin.

(     ) estados de Darwin.

(     ) características de Darwin.

 

Questão 8 – No trecho “Não foi só isso que ele percebeu nessa viagem […]”, a palavra grifada refere-se a uma informação:

(     ) que foi dita anteriormente.

(     ) que está sendo anunciada.

(     ) que precisa ser completada.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário