Início Série6º ano Interpretação de texto: Cigarra-verdadeira – 6º ano

Interpretação de texto: Cigarra-verdadeira – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a cigarra-verdadeira. Parente dos canários, a cigarra-verdadeira é encontrada somente na Mata Atlântica. Vamos conhecer melhor essa ave? Para tal, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Cigarra-verdadeira

    Parente dos canários, a cigarra-verdadeira é encontrada somente na Mata Atlântica. Vive em grupo e realiza longos voos, sendo que gosta de sobrevoar áreas mais abertas, como pântanos e plantações de arroz. Não costuma ficar muito tempo na mesma área da floresta.

    Conhecida como Sporophila falcirostris pelos cientistas, a cigarra-verdadeira ganhou esse nome porque a parte de cima do seu bico é curva e bem mais fina do que a parte de baixo, fazendo com que ele pareça uma foice. Daí o termo falcirostris, que vem do latim e significa “em forma de foice”. Tanto as fêmeas quanto os jovens dessa espécie têm o bico escuro, enquanto, nos machos, ele é amarelo.

    As cores diferentes do bico, porém, não são as únicas características que diferenciam as cigarras-verdadeiras. A plumagem também. As fêmeas e os jovens são pardos, enquanto os machos adultos têm uma plumagem cinza-azulado e uma faixa branca nas penas das asas.

    A cigarra-verdadeira, como muitas espécies de aves, come sementes, sobretudo as de bambu, suas preferidas. É provável que ela se desloque para outros lugares da mata em busca de alimento. Porém, como muitas espécies de bambu, nativas de Mata Atlântica, não são mais encontradas, a população de cigarras-verdadeiras tende a diminuir. Além disso, a captura e o comércio ilegal dessas aves para criação em cativeiro também contribuem para o seu desaparecimento.

    Considerada uma ave rara na natureza, a cigarra-verdadeira já não é mais encontrada em determinados lugares. Por essa razão, os cientistas sabem muito pouco sobre o seu comportamento. Algo, porém, é certo: preservar o ambiente em que ela vive, evitar a sua captura e o seu comércio são ações muito importantes para que possamos continuar apreciando a beleza dessa ave não apenas em fotografias.

Maria Alice S. Alves e Maurício B. Vecchi. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 175. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – Em “Vive em grupo e realiza longos voos, sendo que gosta de sobrevoar áreas mais abertas […]”, os autores do texto referem-se:

 

 

Questão 2 – Na passagem “Tanto as fêmeas quanto os jovens dessa espécie têm o bico escuro […]”, os autores do texto:

(     ) fazem uma descrição.

(     ) levantam uma hipótese.

(     ) expressam uma opinião.

 

Questão 3 – No segmento “A cigarra-verdadeira, como muitas espécies de aves, come sementes, sobretudo as de bambu, suas preferidas.”, o termo “como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 4 – No período abaixo, há um pronome empregado para retomar a cigarra-verdadeira. Sublinhe esse pronome:

“É provável que ela se desloque para outros lugares da mata em busca de alimento.”

 

Questão 5 – Identifique os fatores que, de acordo com o texto, contribuem para o desaparecimento da cigarra-verdadeira:

R:

 

Questão 6 – Segundo o texto, “os cientistas sabem muito pouco sobre o comportamento da cigarra-verdadeira”. Por quê?

R:

 

Questão 7 – Releia este trecho:

 “[…] preservar o ambiente em que ela vive, evitar a sua captura e o seu comércio são ações muito importantes para que possamos continuar apreciando a beleza dessa ave […]”

A expressão “para que” introduz:

(     ) a finalidade dos fatos anteriores.

(     ) a explicação dos fatos anteriores.

(     ) a consequência dos fatos anteriores.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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