Início Série6º ano Interpretação de texto: O burro trapaceiro – 6º ano

Interpretação de texto: O burro trapaceiro – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o burro trapaceiro. Há muitos anos, moravam num mesmo curral, um burro, um boi e um cordeiro. Mas que trapaças o burro fazia, hein? Vamos descobrir? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O burro trapaceiro

    Há muitos anos, moravam num mesmo curral, um burro, um boi e um cordeiro. Embora pela manhã os três tivessem que trabalhar muito, à tarde podiam descansar à vontade no curral, pois o dono os tratava muito bem.

    Que fazer durante as horas livres? Resolveram passar as tardes jogando cartas ou dados. Quem ganhasse, podia dormir no melhor estábulo. Como se pode imaginar, os três jogavam com o maior afinco.

    O burro era um grande trapaceiro. Ganhava todas as partidas e, por isso, dormia sempre no melhor estábulo. O boi e o cordeiro começaram a desconfiar dele. Para terem certeza de suas suspeitas, fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.

    Quando o burro voltou a ganhar, na partida seguinte, os amigos lhe pediram:

    — Mostre-nos suas cartas, amigo! — disse-lhe o cordeiro.

    — Isso, as suas cartas! — apoiou o boi.

    — Estão insinuando que eu estou fazendo trapaça? — perguntou o burro, meio sem jeito.

    De nada adiantou negar. Teve de mostrar as cartas que tinha posto sobre a mesa. Nenhuma delas estava marcada com uma cruz. Quer dizer, não pertenciam ao baralho e o burro tinha-as tirado da manga. Assim, os dois puderam comprovar suas suspeitas. Realmente há muito tempo o burro os estava enganando.

    Desde essa tarde, não voltaram a jogar com ele, pois haviam perdido totalmente a confiança. E passaram a se revezar na utilização do melhor curral.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-02/o-burro-trapaceiro.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento da história:

“[…] à tarde podiam descansar à vontade no curral”.

Isso acontecia porque:

(     ) o dono cuidava muito bem dos três animais.

(     ) os três animais trabalhavam demais durante a manhã.

(     ) os três animais moravam no mesmo curral há muito tempo.

 

Questão 2 – Segundo a história, os três animais “jogavam com o maior afinco” para a disputa do melhor estábulo. Nesse contexto, o termo “afinco” significa:

(     ) “cautela”.

(     ) “empenho”.

(     ) “impaciência”.

 

Questão 3 – Na passagem “Ganhava todas as partidas e, por isso, dormia sempre no melhor estábulo.”, o narrador refere-se:

(     ) ao boi.

(     ) ao burro.

(     ) ao cordeiro.

 

Questão 4 – Em “Para terem certeza de suas suspeitas, fizeram uma pequena cruz em todas as cartas.”, o trecho destacado exprime:

(     ) condição.

(     ) finalidade.

(     ) consequência.

 

Questão 5 – Grife, na fala a seguir, o vocábulo usado pelo cordeiro para se dirigir ao burro:

“— Mostre-nos suas cartas, amigo! — disse-lhe o cordeiro.”

 

Questão 6 – Na parte “Teve de mostrar as cartas que tinha posto sobre a mesa.”, o texto conta:

(     ) um desejo do burro.

(     ) uma obrigação do burro.

(     ) uma promessa do burro.

 

Questão 7 – No segmento “Desde essa tarde, não voltaram a jogar com ele […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Pode-se concluir que a história do burro trapaceiro é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário