Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a pitangatuba. Já ouviu falar dela? A pitangatuba é um arbusto de até dois metros de altura, de copa mais ou menos rala e de formato oval. Vamos conhecê-la melhor? Para tanto, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pitangatuba – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pitangatuba – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pitangatuba – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pitangatuba
A pitangatuba é um arbusto de até dois metros de altura, de copa mais ou menos rala e de formato oval. Pode passar quase despercebida no meio da vegetação, mas os antigos habitantes do Brasil já apreciavam seus frutos, que têm perfume forte e são muito saborosos. As aves também gostam bastante de comer as pitangatubas.
Embora seja parente das pitangas, em sua forma e aparência externa, a pitangatuba lembra mais uma carambola em miniatura: alongada, de cor amarelo-esverdeada, com gomos. A pitangatuba é naturalmente encontrada nas restingas do Sudeste do Brasil, especificamente, nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Restingas são formações vegetais que ocorrem junto ao litoral, em solos arenosos, e são considerados ecossistemas associados à Mata Atlântica.
Imaginem que, do mesmo que a pitangatuba, muitas outras espécies vegetais ainda pouco conhecidas habitam as restingas que resistem no litoral do Brasil. Por isso, preservar as restingas significa guardar um enorme patrimônio do nosso país.
Salvatore Siciliano. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 243. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento do texto:
“Pode passar quase despercebida no meio da vegetação, mas os antigos habitantes do Brasil já apreciavam seus frutos […]”
Nesse fragmento, o autor refere-se:
( ) à pitanga.
( ) à carambola.
( ) à pitangatuba.
Questão 2 – Grife a seguir o termo que indica a soma de características:
“[…] que têm perfume forte e são muito saborosos.”
Questão 3 – No período “As aves também gostam bastante de comer as pitangatubas.”, o vocábulo destacado foi empregado para:
( ) contrastar.
( ) intensificar.
( ) complementar.
Questão 4 – As pitangatubas são:
( ) amarelo-esverdeada.
( ) amarelo-esverdeadas.
( ) amarelas-esverdeadas.
Questão 5 – Observe a palavra sublinhada nesta passagem do texto:
“A pitangatuba é naturalmente encontrada nas restingas do Sudeste do Brasil, especificamente, nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.”
A palavra sublinhada significa:
( ) “principalmente”.
( ) “aparentemente”.
( ) “exclusivamente”.
Questão 6 – No segmento “Imaginem que, do mesmo que a pitangatuba […]”, o autor dialoga diretamente com o leitor. Por isso, ele usou o verbo:
( ) no modo indicativo.
( ) no modo subjuntivo.
( ) no modo imperativo.
Questão 7 – Segundo o autor do texto, “preservar as restingas significa guardar um enorme patrimônio do nosso país”, pois:
( ) as restingas são ecossistemas ligados à Mata Atlântica.
( ) as restingas são formações vegetais que habitam o litoral.
( ) muitas espécies vegetais pouco conhecidas vivem nas restingas no litoral brasileiro.
Questão 8 – O texto sobre a pitangatuba tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.